Outubro Rosa: pacientes do Barisus participam de ação preventiva contra o câncer de mama promovida pelo Governo do Amapá
Atividade levou orientações sobre fatores de risco, estilo de vida e a importância de exames preventivos.
Palestra sobre cuidados e fatores de risco reuniu pacientes Integrando as programações de conscientização e prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa, as pacientes atendidas pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS (Barisus) participaram de um momento especial, promovido pelo Governo do Amapá, onde receberam orientações para um estilo de vida mais saudável que ajuda a prevenir o surgimento de diversas doenças.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, não existe uma causa única para o surgimento da doença, mas estudos demonstram que atualmente o excesso de peso é um dos principais riscos para o desenvolvimento de câncer no Brasil.
Ellen Suelen, responsável técnica de enfermagem“Sabemos que ainda hoje o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Para trabalhar essa prevenção e combate ao câncer de mama, estamos com uma programação singela, mas muito importante para essas mulheres, tanto do pré quanto do pós-operatório da cirurgia bariátrica. Levamos orientação sobre o combate ao câncer de mama e explicamos como a obesidade é um fator de risco para o surgimento da doença”, explicou a responsável técnica de enfermagem, Ellen Suelen Vieira.
Equipe de profissionais responsáveis pela atividadeA paciente Daniela Martins, realiza acompanhamento há dois anos pelo Barisus. Ela conta que todo o acompanhamento e precaução são essenciais para o cuidado com a saúde.
Daniela Martins, paciente acompanhada pelo Barisus“Eu sou muito grata por todo esse processo. Hoje eu me sinto muito feliz, com uma qualidade de vida melhor e com isso eu me sinto muito privilegiada através desse programa. Todos os dias nós somos muito bem acolhidos pela equipe e me sinto privilegiada em participar deste evento de prevenção, que é muito importante para nós que vivemos esse processo de emagrecimento e de cuidado com a saúde”, relatou a paciente.
Pacientes recebem acolhimento de equipe multiprofissional A enfermeira Raisa Farhat, acrescentou que a programação busca não só educar, mas motivar mulheres a terem uma mudança de comportamento quanto ao autocuidado e amor-próprio.
“Nossa intenção não é só trazer a informação, mas estimular pelo conhecimento essas mulheres a adotarem um novo estilo de vida, com hábitos mais saudáveis e fazer com que elas se reconheçam e se reconectem consigo mesmas”, enfatizou Raisa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!