Com apoio do Governo do Amapá, 'Piquenique do Amor' celebra vida e conscientiza sobre câncer de mama, em Macapá
Em 6ª edição do evento, integrantes da Associação de Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida partilharam lanches e promoveram rodas de conversas com depoimentos.
Atividade reuniu integrantes da Apouva e familiares para um dia de lazer ao ar livreCom as palavras de incentivo e motivação “Eu sou luz” e “Fé é a força da vida”, o Governo do Amapá celebrou o Dia de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama no sábado, 19, com o 'Piquenique do Amor'. A atividade reuniu integrantes da Associação de Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva) e familiares.
Em sua 6ª edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) e proporcionou um momento de lazer, bem-estar, lanche partilhado, dinâmicas, roda de conversas e depoimentos.
“Estamos realizando um momento de lazer para participantes da Apouva, que é uma ONG que cuida de mulheres que tem câncer de mama. Com o Outubro Rosa, aproveitamos esse momento para falar sobre prevenção, qualidade de vida, e o apoio do Governo do Amapá é essencial nesse momento”, explicou a referência em Saúde da Mulher no estado, Rosa Natalia.
Referência em Saúde da Mulher no estado, Rosa Natalia
A vice-presidente da Apouva, Josi Dantas, enfrenta o câncer pela terceira vez e destaca a importância de momentos para os pacientes e familiares se sentirem acolhidos, mesmo durante a rotina hospitalar.
“Incentivamos as pessoas a procurarem ajuda e fazer a prevenção, pois ela é o melhor remédio. Para pessoas já diagnosticadas, trabalhamos com o acolhimento por meio de ações, como o 'Piquenique do Amor', para reforçar que existe vida além do tratamento, e que vale a pena lutar por isso", declarou Josi.
Vice-presidente da Apouva, Josi Dantas
Entre os momentos de descontração e abraços amigos, a participante Leidiane Santos, diagnostica há 1 ano e 7 meses com câncer de mama, comemorou a oportunidade de compartilhar a sua história e motivar outras pacientes.
“Quando recebemos o diagnóstico, não recebemos um atestado de óbito, mas uma nova forma de ver a vida e lutar por ela. Nós podemos passear, brincar, e podemos viver vários desses momentos juntos. Hoje, nossa diversão vai ser esse piquenique com todos os pacientes oncológicos, assim como eu”, contou Leidiane.
Participante do 'Piquenique do Amor', Leidiane Santos
Câncer de Mama
A campanha Outubro Rosa visa alertar mulheres, especialmente a partir dos 50 anos, cujo risco é maior de desenvolver o tumor na mama, para a necessidade de realizar os exames periódicos, principalmente a mamografia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!