Governo do Amapá capacita profissionais de saúde sobre paralisias e vacinação contra poliomielite no Oiapoque
Treinamento também orienta sobre as boas práticas sobre a vacinação e rede de frio, objetivando a aplicação correta das vacinas contra a pólio por via oral e injetável.
Profissionais de saúde recebem atualização sobre esquema vacinal contra a poliomielite O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 21, no Oiapoque, uma capacitação de 11 dias voltada aos profissionais da saúde para reforçar e fortalecer a vacinação contra a poliomielite e a Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas (PFA) na região.
O treinamento busca qualificar enfermeiros, técnicos e demais profissionais da saúde para o reconhecimento e manejo adequado da imunização contra a pólio via oral (VOP), conhecida como gotinha, e a injetável (VIP). Após a capacitação, será realizada uma busca ativa nas residências para verificar as cadernetas de vacinação das crianças menores de cinco anos.
A estratégia também busca aumentar a cobertura vacinal no município, diminuir os números de suscetíveis e abordar a PFA, síndrome que se caracteriza por uma paralisia súbita e assimétrica nos membros superiores ou inferiores e suas causas diversas, como poliomielite, diabetes, Síndrome de Guillain Barré, tumores medulares miopatias e traumatismos.
Governo do Amapá aborda Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas em OiapoqueA iniciativa é organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), e conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e prefeitura de Oiapoque.
O superintendente da SVS, Cássio Peterka, reforçou que por determinação do Ministério da Saúde, a vacina da gotinha será administrada até o dia 30 de outubro, após a data, somente a dose injetável será ofertada.
“O esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a VIP por isso estamos preparando nossos profissionais de saúde. Vale ressaltar que a vacina continua eficaz e importante para a saúde das crianças”, enfatizou o superintendente.
Ana Cristina ChavesA nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença. A ação é fundamental para o aperfeiçoamento dos profissionais e vai reforçar a vigilância e prevenção a poliomielite em Oiapoque, segundo a Ana Cristina Chaves, da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.
"É uma ação que une esforços do Governo Federal, Estadual e Municipal. Nosso propósito é identificar crianças que não estão com a carteira atualizada e protegê-las com a vacina, por isso, estamos treinando os profissionais da saúde para que eles estejam preparados para ajudar a nesse processo", enfatizou Ana.
Agente comunitária de saúde, Micaela Araújo dos AnjosA agente comunitária de saúde, Micaela Araújo dos Anjos, participa das ações e considera a ação muito importante para o trabalho que desenvolve no município.
“Essa capacitação nos trouxe atualizações sobre o novo esquema vacinal contra a pólio, esclareci muitas dúvidas sobre o novo processo e com isso poderei exercer minhas atividades com mais segurança”, pontuou a agente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!