Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

'Fui forjada para aguentar guerras', diz sargento do Corpo do Bombeiros Militar que superou o câncer de mama

Ludiane Barbosa, de 35 anos, descobriu a doença em 2017 durante exames preventivos e alerta para a importância do autocuidado.

Por Marcelle Corrêa
23/10/2024 10h23

Sargento Ludiane Alves Barbosa, de 35 anos, usa sua experiência com o câncer de mama para alertar outras mulheresO Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, além de ser uma instituição de proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, também motiva os servidores a transporem barreiras. Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre os cânceres de mama e colo de útero, histórias de superação de agentes servem de exemplos para mulheres buscarem prevenção e tratamento.

A sargento Ludiane Alves Barbosa, de 35 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2017, quando exames de rotina revelaram a doença, ainda em estágio inicial. Na época, lotada no 7º Grupamento de Bombeiro Militar, localizado em Oiapoque, ela realizou um tratamento por três anos, incluindo quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

"Encontrei na família, amigos da corporação e doutrina militar o apoio para superar qualquer obstáculo. Em venci o Curso de Formação de Soldado, e isso sempre me motivou a seguir em frente, pois fui forjada para aguentar guerras", afirma Ludiane, emocionada.

Exames preventivos revelaram o diagnóstico da doença, ainda em estágio inicial, em 2017

Em todo o processo de tratamento e recuperação, a família foi essencial para a sargento, que relembra o apoio incondicional da mãe, de uma amiga da corporação e de toda a turma de 2015 do CBM, que a abraçou com carinho.

"Como paciente, posso dizer que a quimioterapia é a parte mais difícil do tratamento. É onde perdemos os cabelos e isso é impactante, pois você percebe que realmente está doente, mas sempre tive o apoio, em todos os processos, da minha querida mãe, da doutora Natália, capitã do Corpo de Bombeiros, e de todos que me amam", ressalta a sargento.

Atualmente, Ludiane usa sua experiência com o câncer de mama para alertar outras mulheres da importância do autocuidado e de manter os exames médicos em dia.

"Depois de 7 anos, minha experiência com o câncer ainda me faz forte e sempre busco falar sobre essa trajetória com outras mulheres. Sou do Corpo do Bombeiros Militar do Amapá, minha profissão é salvar vidas, então, fica o apelo para que todas se previnam e cuidem da saúde e bem-estar. Essa é uma das missões mais importantes que podemos fazer durante a vida", finaliza Ludiane, com um sorriso.

Atualmente, a sargento usa história de superação para outras mulheres buscarem prevenção e tratamento

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente. A intenção do movimento é alertar sobre a prevenção do câncer de mama e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!