‘É maravilhoso, ela recebe todo o cuidado no conforto de casa’, diz filha de paciente atendida pelo programa ‘Dr. Teles’ do Governo do Amapá
Alcineia Barbosa é filha de Enilda, que recebeu alta após ter sido acompanhada por profissionais da saúde do projeto de desospitalização do Hospital de Emergências de Macapá.
Paciente Enilda Barbosa (azul) e a filha Alcineia ao lado da equipe que a acompanhou durante dez diasCriado pelo Governo do Amapá, o programa de desospitalização “Dr Teles” leva de maneira contínua o atendimento humanizado a pacientes que dão entrada no Hospital de Emergências (HE) de Macapá e podem dar continuidade ao tratamento em casa. Foi o que aconteceu com Enilda Barbosa, de 81 anos, que após dez dias de acompanhamento recebeu alta definitiva na última segunda-feira, 21.
“Minha mãe foi incluída no projeto e eu achei maravilhoso porque ao invés de estar no hospital ela pode ficar em casa, e receber todo o atendimento no conforto dela. Ela foi muito bem atendida, todos os profissionais foram incríveis e ganharam a nossa admiração. Gostamos muito desse projeto e esperamos que ele continue”, celebrou Alcineia Barbosa, filha de Enilda.
A idosa deu entrada no HE com alterações na circulação e na sensibilidade dos pés, o chamado ‘pé diabético’. Depois de estabilizada, no dia 12 de outubro, ela foi incluída no projeto para sair da unidade hospitalar e receber os cuidados médicos em casa, acompanhada por profissionais da saúde do programa.
Equipe realiza curativo e acompanha pacientes com doenças crônicas como o diabetes
“Dr. Teles”
Para ingressar no programa a equipe médica do HE realiza uma triagem dos pacientes, que recebem um plano terapêutico executado ao longo do tratamento com visitas domiciliares diárias de uma equipe multiprofissional. O "Dr. Teles" faz parte da política do Plano de Governo para promover a saúde pública e o bem-estar da população com ações integradas e com a democratização do acesso aos serviços.
“O programa é um importante aliado para conseguirmos equilibrar a lotação no hospital, que ainda recebe muitos pacientes que poderiam ser tratados em unidades básicas de saúde. Para garantir a assistência a todos que buscam atendimento no HE, a equipe do projeto abraça os pacientes em que o quadro clínico permite o tratamento domiciliar e evita que essa pessoa ocupe um leito ou fique internada em um corredor”, explicou o diretor do Hospital de Emergências, Emanoel Martins.
Médicos acompanham a evolução clínica de cada paciente
Em setembro, 41 pacientes foram acompanhados pelo programa. Desde a criação do projeto, em fevereiro de 2023, a equipe composta de médicos, enfermeiros e técnicos já atendeu 646 pessoas até a alta definitiva. Atualmente, o programa faz o acompanhamento de 9 pacientes que, conforme recebam alta, abrem a vaga para novos pacientes serem admitidos no programa.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibiliza toda a medicação e insumos para os procedimentos. Entre os serviços, estão a administração de medicamentos injetáveis e de via oral; orientação sobre o horário e posologia de remédios; realização de exames laboratoriais; aferição de sinais vitais; curativos; orientações sobre hidratação oral e dieta; além de oferta de suporte nutricional, quando necessário.
A Secretaria de Saúde garante todos os insumos necessários para os atendimentos
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!