Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPOSTA IMEDIATA

Ação rápida da Segurança Pública do Amapá prende criminoso confesso do homicídio de universitário ocorrido na Zona Sul de Macapá

Prisão do acusado foi efetuada durante força-tarefa integrada das polícias do estado em menos de 12 horas após o crime, ocorrido na terça-feira, 22.

Por Marcelle Corrêa
23/10/2024 16h22

Coletiva da Secretaria da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) explicou resposta imediata após ação integrada das políciasAs forças de segurança do Amapá prenderam em menos de 12 horas, na terça-feira, 22, o principal suspeito do crime de homicídio que vitimou Márcio Silva, de 49 anos, na Zona Sul de Macapá. A ação imediata evidencia o foco do Governo do Amapá no combate às facções criminosas com o uso dos serviços de inteligência e ostensividade operacional dos agentes, com total integração das instituições policiais.

Na manhã desta quarta-feira, 23, o secretário de Segurança Pública, José Neto e representantes das polícias Militar (PM) e Civil (PC) concederam entrevista coletiva para a imprensa na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), onde deram detalhes da operação.

"Mais uma vez a atuação integrada das nossas forças, trabalhando com as equipes de inteligência, logrou êxito em prender o executor confesso do crime. As investigações preliminares indicam que, na verdade, não foi um crime contra o patrimônio, aparentemente não configurou latrocínio, mas sim, um crime de homicídio. Provavelmente, a vítima foi confundida com algum rival de determinada organização criminosa ou com alguém que estaria, em tese, colaborando com as autoridades policiais, tudo isso está sendo apurado", explicou o secretário.

Ação policial

Assim que as autoridades policiais foram acionadas, de imediato iniciaram as diligências para capturar os envolvidos no crime. A perícia foi requisitada ao local para apurar evidências que ajudaram na identificação dos envolvidos no homicídio.

As polícias Militar e Civil, após as apurações dos setores de inteligência, se dividiram para prender os dois suspeitos que aparecem em vídeos de câmeras de segurança. O homem foi capturado no início da noite de terça-feira, no bairro Redenção, na Zona Sul da capital.

"Com as informações da divisão de inteligência tanto da PC quanto da PM e também do Núcleo de Operações de Inteligência da delegacia, especificamente, conseguimos identificar o atirador. Então, uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) da PM, integrada a Operação Protetor conseguiu fazer a captura dele enquanto estávamos em outro local tentando localizar a outra pessoa suspeita, que já está identificada", garantiu Celson Pacheco, delegado adjunto da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio.

Já detido, o suspeito foi conduzido até o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval, onde confessou ter assassinado o universitário a mando de uma facção criminosa. Segundo a Polícia Civil, o detido, em interrogatório, informou que precisava pagar uma dívida de drogas e recebeu a foto da vítima para que efetuasse o homicídio e assim liquidar o débito com o bando criminoso. A motivação para que Márcio fosse assassinado não foi revelada pelo autor dos disparos.

Suspeito foi detido em menos de 12 horas após o crime, na terça-feira, 22

"Acabamos de lavrar o auto de procedimento flagrancial e ele será encaminhado para audiência de custódia, para que todo o trabalho da polícia judiciária seja analisado em relação a isso. As equipes estão ainda em campo para tentar fazer todos os levantamentos necessários para que consigamos capturar o segundo suspeito", frisou Pacheco.

O delegado-geral em exercício da Polícia Civil, Ronaldo Coelho, reforçou que as investigações serão direcionadas, com a confissão do suspeito, para o crime de homicídio e, em breve, outras pessoas citadas pelo criminoso serão identificadas.

"Ele citou dois codinomes, dizendo que devia para essas pessoas e estamos tentando identificar e localizar. Como foi visto no vídeo que circula em redes sociais, o que passa a arma já foi identificado, nós sabemos quem é, se trata de um adolescente e logo estará apreendido, enfatizou Coelho. 

Dados do Ministério da Justiça

Na terça-feira, o Amapá fechou o período de janeiro a setembro de 2024 como o estado que mais reduziu os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Brasil. Os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça (MJ), mostram queda de 35,19% comparado com o mesmo período do ano passado, ficando a frente de Tocantins, que registrou 33%.

"Todos os policiais que estão na rua estão fazendo um trabalho gigantesco todos os dias. Temos ativada a Operação Protetor, então essas operações levaram sim a um decréscimo na violência em nosso estado. Sabemos que a população acredita no trabalho que está sendo feito na Segurança Pública. Não estamos brincando na rua, estamos empenhados em garantir a segurança da população", pontuou comandante da PM, coronel Costa Júnior.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!