Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E DURABILIDADE

‘Era um sonho da comunidade há 40 anos', diz morador do Igarapé da Fortaleza sobre passarelas de concreto feitas pelo Governo do Amapá

Nerivan Conceição, de 37 anos, é lider comunitário e acompanha com otimismo a troca das antigas estruturas de madeira.

Por Cristiane Nascimento
25/10/2024 07h00

Nerivan Conceição, de 37 anos, mora no Igarapé da Fortaleza e esperava pela mudança nas estruturas há 40 anosAs obras de mobilidade urbana do Governo do Estado transformam a realidade de comunidades pelo Amapá inteiro. Com a substituição de todas as passarelas de madeiras por estruturas de concretos no Igarapé da Fortaleza, o fluxo dos moradores da região de Macapá e Santana ganha mais qualidade e segurança. Quem já percebe as melhorias, é o líder comunitário Nerivan Conceição, de 37 anos.

“Foi uma longa espera, os moradores antigos daqui aguardavam ansiosos por essa ponte em alvenaria. Era um sonho da comunidade há 40 anos, e o governador Clécio Luís trouxe esse benefício para todos, dando condições para as pessoas caminharem com segurança e trazendo melhorias de modo geral”, afirma o líder comunitário.

Passarelas estão sendo construídas em alvenaria suspensa, feita desde a base, garantindo mais resistência

Nerivan também relata que morou toda a sua vida neste local, e que as medidas antigamente adotadas não resolviam de maneira permanente os problemas que se tornaram recorrentes, como dificuldade de locomoção e riscos de acidente.

“Antes era muito complicado nosso deslocamento. A situação era mais difícil ainda para idosos, crianças e pessoas com deficiência. As pontes, únicas vias de acesso para saída e chegada nas casas, estavam danificadas, com partes quase intrafegáveis. A partir dessa transformação que está sendo realizada aqui, toda em alvenaria suspensa feita desde a base e não apenas em cima, vamos ter uma estrutura realmente resistente”, complementa o morador.

Antigas pontes de madeira estavam em condições inadequadas e causavam riscos aos moradores

Quem também aprovou as intervenções que vão melhorar o fluxo na área e mudar a realidade do lugar, foi o jovem empreendedor Leonardo Maués, de 21 anos, que relata que a mudança favorece seu negócio de venda de água mineral.

“Vai trazer benefícios tanto para quem mora quanto para quem trabalha. Antigamente, era bem complicado para trazer os garrafões de água, eu tinha que ter muito cuidado e cheguei a cair duas vezes. Agora, vai ficar melhor para trabalhar e eu estou otimista que as vendas vão aumentar também”, ressalta o empreendedor.

Empreendedor Leonardo Maués, de 21 anos, vai poder aumentar seu negócio

As frentes de trabalho já concluíram 100 metros de área concretada e seguem um cronograma de atividades que respeita as particularidades regionais, como as variações da maré, para que os serviços alcancem a área total, de 580 metros de extensão, que será contemplada com uma estrutura mais resistente.

A obra gera, aproximadamente, 20 empregos diretos, entre terceirizados e contratados, que se dividem profissionais como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, ajudantes e mestre de obras.

Investimento em mobilidade 

Entre as iniciativas de mobilidade urbana que priorizam o conforto e acessibilidade da população está a manutenção da passarela elevada na Rodovia Josmar Chaves Pinto, em frente à Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Zona Sul de Macapá, realizada em outubro.

As intervenções melhoram a estrutura do local e trazem benefícios diretos para estudantes e trabalhadores que utilizam a passagem diariamente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!