Dia do Servidor Público: em menos de dois anos, Governo do Amapá reforça serviços com mais de 4,5 mil novos profissionais
Chamamentos refletem a política de valorização e o compromisso firmado pelo governador Clécio Luís.
Novos servidores reforçam Governo do Amapá no atendimento à populaçãoEm quase 2 anos de gestão, o Governo do Amapá vem sendo marcado pela retomada do diálogo e do respeito com a força de trabalho da máquina pública. Nesta segunda-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a convocação de 4,5 mil novos profissionais - nas mais diversas áreas - desde 2023, reflete a política de valorização do serviço público e o compromisso firmado pelo governador Clécio Luís.
As medidas, que têm como foco reforçar áreas essenciais como educação e segurança, também têm promovido a equidade no serviço público. Entre os convocados, 46,51% são mulheres e 53,49%, são homens.
Governador Clécio Luís durante posse dos novos policiais militares do AmapáPara Clécio Luís, a nomeação dos profissionais representa não só o reforço em áreas prioritárias do estado, mas também simboliza o crescimento econômico do Amapá com a possibilidade de chamamentos de novos servidores efetivos.
"Isso só é possível porque nossa economia está melhorando. Há uma carência, realmente, não só numérica, mas também de reoxigenação do sistema público. Neste dia, quero exaltar a dedicação de cada servidor estadual no desempenho de suas funções. Desejo que o espírito público, para atender bem à nossa sociedade, permaneça ao longo da carreira, pois o Estado aposta nele com reconhecimento e com perspectivas de futuro", declarou o governador.
O diálogo e a transparência nortearam ainda a criação do Comitê Permanente de Valorização do Servidor Público, que ampliou as discussões com as entidades representativas de classes, sobre projetos e sugestões ao Poder Executivo, um instrumento importante na democratização do Estado e das relações de trabalho do serviço público.
Entre os convocados nos concursos pelo governador Clécio Luís, 46,51% são mulheres e 53,49%, são homensEm ato histórico, o governador Clécio Luís também incorporou a Gratificação de Assistência em Saúde (GAS) ao salário-base dos profissionais da área, que não pode ser abatido e o que o trabalhador leva para a aposentadoria. E garantiu ainda 5% no vencimento dos servidores nível básico e médio do grupo Gestão, criando ainda a gratificação por titulação de nível superior para os servidores da Administração
Posse dos novos servidores da educaçãoNa educação, o reajuste foi de 8,62%, que elevou o salário-base do profissional para R$ 4.684,89, acima do Piso Nacional, de R$ 4.580,57. Para a secretária de Estado da Administração (Sead), Cinthya Mendes, as medidas adotadas pela gestão, incentivam a missão deste servidor público estadual com a população amapaense.
"Nossos servidores são os que estão na ponta, que trabalham no dia a dia prestando o atendimento aos amapaenses. Nosso objetivo é garantir que todas as áreas da gestão sejam plenamente atendidas com profissionais qualificados e motivados, assegurando que o serviço público seja cada vez mais eficiente e respeitado", destacou Cinthya.
Educação e o fortalecimento da rede estadual
Professor de inglês, Jaime rochaA área da educação foi uma das mais beneficiadas, com 1.763 profissionais convocados em três chamadas. São professores da educação básica, pedagogos, cuidadores e intérpretes de libras.
Entre eles, está o professor de inglês, Jaime Rocha. Ele conta que há muito tempo estava buscando a estabilidade e tinha um objetivo muito claro, retornar para a Escola Estadual General Azevedo Costa, onde estudou, e poder contribuir com a formação de outros jovens, assim como ocorreu com ele.
“Quando eu fui assinar o termo de posse, peguei minha carta de apresentação sabendo da carência que tinha para a minha área no Azevedo Costa e eu consegui ficar na escola que me ajudou a ser o cidadão que sou hoje. Estou lá desde o dia 30 de abril deste ano e me sentindo muito bem na instituição, principalmente, como um ex-aluno lá trabalhando como professor agora, e usando a experiência que eu tenho", comemora o novo servidor estadual.
Segurança pública: reforço na proteção do cidadão
Governador Clécio Luís na cerimônia de formatura dos novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá
Na segurança pública, os investimentos em novos servidores têm sido constantes. Na Polícia Militar (PM), foram convocados 1,1 mil novos integrantes em duas turmas. Outros 550 novos bombeiros foram incorporados ao quadro da corporação, fortalecendo a capacidade de resposta em situações de emergência.
Além disso, cumprindo promessa de campanha, o governador autorizou no início deste mês, a publicação do edital que prorroga por mais 2 anos as validades dos concursos públicos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Concurso da Polícia Militar já teve duas convocações e a prorrogação do certame
O Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) também recebeu 291 novos servidores, e 474 candidatos do concurso da Polícia Civil de 2017 foram convocados, junto com 41 aprovados para a Polícia Científica, vindos de um concurso de 2012.
Para Nathanael Zahlouth, nomeado para a Polícia Civil, ser servidor público é uma gratificação pessoal e profissional. Ele conta que atuou no comércio, e fala do esforço para não desistir do sonho da carreira pública, sobretudo, na segurança.
Policial civil, Nathanael Zahlouth"Eu acho que não poderia estar em um lugar melhor. Já trabalhei muito com comércio, sei da dificuldade que um trabalhador CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas] tem, e sei das vantagens que um servidor público tem. Hoje estou numa função que é de policial civil. Nós trabalhamos com problemas, as pessoas procuram a polícia quando têm problemas. Muitas vezes são casos graves, outros nem tanto, mas sempre há uma situação difícil. Cabe a nós buscar uma solução", conta o servidor.
Outras áreas
O Governo do Amapá também ampliou o quadro de servidores em outras áreas estratégicas e prorrogou a validade dos concursos públicos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Iapen e Gestão por mais dois anos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) convocou 71 novos servidores, enquanto a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) reforçou o corpo técnico com 100 novos funcionários e 100 docentes, aumentando sua capacidade de atendimento à comunidade acadêmica.
A Fcria chamou 100 candidatos aprovados, e 114 novos servidores foram incorporados à Gestão Governamental. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) também recebeu o reforço de 70 servidores, que irão atuar no fortalecimento da arrecadação e na fiscalização, além de mais seis procuradores aprovados no concurso público da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE-AP) realizado em 2018, e novas defensoras públicas substitutas para a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE).
Dia do Servidor Público é celebrado nesta segunda-feira, 28 de outubro
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!