Governo do Amapá promove programação de valorização da vida e cuidado para pacientes da Unacon
A atividade reuniu pacientes e funcionários em um momento de descontração e acolhimento.
Atividade reuniu pacientes da Unacon em dinâmicas de acolhimentoComo parte da campanha "Outubro Rosa" de prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher, o Governo do Amapá realizou uma programação com serviços voltados para as pacientes acompanhadas pela Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon).
As mulheres puderam realizar atendimento odontológico, corte de cabelo, embelezamento, massagem relaxante, inscrições para cursos profissionalizantes, além de participar de sorteio de brindes e lanche coletivo, tudo pensado para acolher e aproximar as usuárias do serviço de oncologia.
Sandra Ribeiro, administradora da Unacon
“Nossa programação foi idealizada para debater o câncer de mama, mas também chamar a atenção para a importância do autocuidado, para que elas reflitam sobre o tema e, principalmente, se sintam incentivadas a valorizar a vida e cuidar da saúde, para que não precisemos cuidar da doença”, explicou Sandra Ribeiro, administradora da Unacon.
A mastologista Natália Mendes ministrou uma palestra para abordar a importância da mamografia e demais exames preventivos. Segundo a especialista, por ano, 80 novas mulheres podem desenvolver o câncer de mama no Amapá.
Natália Mendes, mastologista da Unacon“É muito importante a gente insistir e disseminar as formas de evitar o câncer de mama e reforçar a realização de exames preventivos que podem detectar a doença precocemente. O câncer de mama não tem dor, e nossos hábitos são fundamentais para a preservar a saúde, combater a obesidade, evitar o álcool e o sedentarismo são atitudes que dependem da gente e contribuem bastante para uma vida saudável”, disse a mastologista.
A paciente Marilene Lima, de 51 anos, realiza acompanhamento na Unacon há três anos. Durante a programação, ela falou da satisfação de poder fazer parte do momento e do acolhimento que recebe na unidade.
Marilene Lima, paciente acompanhada pela Unacon“Quando dei entrada na Unacon, eu estava com o sentimento de que meu mundo tinha acabado. No pico da pandemia, fui diagnosticada com câncer no rim, mas eu busquei forças, fui operada, e encontrei na unidade todo o apoio que eu precisava na época e até hoje eu sigo com essa relação de carinho por todas as pessoas que trabalham aqui. Sou muito feliz em fazer parte do grupo Unacon e acho importante essa iniciativa, já que algumas mulheres têm um tabu de tocar no próprio corpo, e hoje com uma palestra descontraída, nós fomos levadas a essa reflexão de cuidado e amor próprio”, contou a paciente.
Ação também contou com atendimento odontológicoAna Cléia, de 48 anos, faz tratamento há oito anos e apoia outras pessoas que enfrentam a doença, através do trabalho da Associação Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva). Ela também deu um relato incentivador para as mulheres com a própria história de superação.
Ana Cléia, paciente oncológica“Toda pessoa que recebe o diagnóstico de câncer, pensa na morte e sente que a sua vida acabou. É muito doloroso, eu também passei por esse momento, mas decidi não me entregar, sempre tive muita vontade de viver e determinei que eu ficaria viva. Hoje, eu estou aqui, mostrando que é possível vencer essa doença. Tudo que é descoberto cedo tem mais chance de cura, então não deixem de ir ao médico, de realizar os exames preventivos, eles são fundamentais e a maior forma de autocuidado que podemos ter com a gente”, relatou Ana.
A programação contou com a parceria do Centro de Especialidades Odontológicas, Sesi Senai, Senac, Hospital de Amor, Ministério Público, Supermercados Fortaleza, Amazonas Hospitalar, Fisioama, MN Medical, projeto Garotinhas Solidárias e Apouva.
Confira como foi a programação da Unacon no Outubro Rosa:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!