Governo do Amapá amplia oferta de exames laboratoriais para pacientes que convivem com doenças virais, em Macapá
Usuários do Serviço de Assistência Especializada (SAE), no bairro Central, agora podem realizar procedimentos de rotina, como hemogramas e verificação do colesterol.
Pacientes acompanhados pelo serviço podem realizar diversos tipos de exames O Governo do Amapá ampliou a oferta de exames laboratoriais para os pacientes que convivem com doenças virais, como HIV, sífilis, hepatites, e são atendidos no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no bairro Central da capital. Os atendidos já podem realizar, no mesmo espaço, exames de rotina, hormonais e de bioquímica para o monitoramento do quadro de saúde e apoio ao diagnóstico, quando necessário.
Os agendamentos acontecem de segunda a sexta-feira e abrangem todos os exames que o médico infectologista ou clínico geral do serviço solicitar. É possível realizar exames de hemograma, colesterol, função hepática, urina, fezes, bioquímica e hormonais.
Medida auxilia no monitoramento do quadro de saúde e apoio ao diagnóstico, quando necessário
Segundo o diretor do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Leonardo Nunes, a ampliação dos exames encurta os caminhos que o paciente tem que percorrer, já que anteriormente era necessário realizar o agendamento e coleta de material no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Com a mudança, agora é possível sair da consulta já com a data da realização do exame.
“Conforme determinação do governador Clécio Luís, todos os serviços de saúde devem ser melhorados e descentralizados, por isso estamos não só ampliando a oferta de exames laboratoriais, mas também possibilitando que todo e qualquer tipo de serviço que esse paciente necessite seja realizado em um só lugar, encurtando os caminhos para resolver todos esses entraves do seu tratamento”, explicou o diretor.
Diretor do CRDT, Leonardo Nunes
Esse já é mais um avanço contabilizado na Saúde Estadual, que em abril deste ano também reativou o consultório odontológico do SAE, exclusivo para pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
SAE
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferta serviços especializados a pessoas que convivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sífilis e hepatites B e C, garantindo o acesso e tratamento adequado. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam acolhimento, orientações, testes rápidos e acompanhamento dos pacientes encaminhados pela atenção básica de saúde para a unidade.
O SAE/CTA realiza a dispensação de medicamentos específicos e possui uma equipe multiprofissional, com médicos, infectologistas e ginecologistas que atendem os pacientes e acompanham o processo do tratamento de forma individualizada, com serviço de nutrição, serviço social, psicólogo, consultas de enfermagem e farmácia.
Serviço
O SAE fica localizado na rua Jovino Dinoá, n.º 1251, bairro Central, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
No local, os pacientes acompanhados também têm acesso ao consultório odontológico exclusivo para cidadãos com HIV, com até 10 atendimentos por dia.
Serviço de Assistência Especializada (SAE), na rua Jovino Dinoá, n.º 1251
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!