Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Eixo econômico do Governo do Estado discute soluções estratégicas de combate às situações de emergência no Amapá

Dentre as principais ocorrências identificadas estão, estiagem, escassez hídrica, incêndios florestais, pragas e doenças que afetam a mandioca.

Por Leidiane Lamarão
29/10/2024 17h58

Reunião tratou sobre estratégias para conter emergências e dar apoio para população que for afetadaO Governo do Amapá reuniu o Grupo de Trabalho (GT) do eixo econômico para debater antecipadamente soluções estratégicas sobre situações de emergência que afetam o estado e ações de apoio imediato à população dos municípios afetados.

Dentre os principais problemas detectados estão a estiagem intensa, escassez hídrica, praga da mandioca e doenças que afetam a mandiocultura, a produção de pescado e incêndios florestais.

“É muito importante que nos antecipemos aos problemas com ações de combate, mas sobretudo com soluções sociais para as populações afetadas. Isso requer que o setor econômico esteja organizado juntamente com a ciência e tecnologia, para que se investigue o problema e encontre soluções”, destacou o diretor-presidente do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Jorge Rafael, líder do grupo de trabalho do eixo econômico.

Encontro reuniu gestores do eixo econômico do Governo do AmapáOs gestores também abordaram temas que envolvem o monitoramento dos indicadores econômicos do Governo do Amapá e, ainda, o fortalecimento da atuação integrada dos órgãos do eixo para garantir o acesso às políticas de créditos dos Governos Estadual e Federal.

A convite do GT, técnicos do Sebrae Amapá participaram da reunião e apresentaram dados da caravana de atendimento rural integrado. O documento apontou os desafios da gestão pública em criar oportunidades para que os trabalhadores do campo acessem documentação agrária, fundiária e ambiental, bem como, as linhas de crédito disponíveis nos bancos públicos.

Gestores também abordaram temas que envolvem o monitoramento dos indicadores econômicos do Governo do Amapá“Precisamos organizar o setor econômico do Amapá para que os órgãos de extensão rural, educação e controle sanitário, regularização ambiental, fundiária e demais órgãos de políticas para os setores estratégicos, possam reunir com os bancos e entender o que é preciso ser feito para desburocratizar a relação de quem produz no campo com esses agentes financeiros. Assim, aumentar a possibilidade de acesso dos trabalhadores do campo às linhas de crédito, para investimento na produção agrícola e de alimentos”, destacou o diretor de atração de investimentos da Agência Amapá, Moisés Alcolumbre.

Participaram do encontro representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e Defesa Civil, as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepaq), Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Turismo (Setur) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Também estiveram presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Rurap e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!