Música, turismo e empreendedorismo marcam abertura da 16ª edição do Amapá Jazz Festival, apoiado pelo Governo do Estado
Programação, que mistura ritmos e diversos públicos, segue nesta sexta-feira, 25, em frente à Casa do Artesão, na orla de Macapá.
Público diverso acomapanhou abertura do evento em frente à Casa do ArtesãoA banda regional Amazon Music abriu a 16ª edição do Amapá Jazz Festival, que iniciou na quinta-feira, 24, em frente à Casa do Artesão, em Macapá, às margens do Rio Amazonas. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, misturou ritmos e atraiu públicos diversos, entre amapaenses, paraenses, gaianos e franceses.
A primeira noite do festival, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi marcado pelas apresentações da banda Amazon Musi e Coletivo Tapajós, com as vozes de Maria Lígia, Nonato Aguiar, e do cantor e violonista amapaense Israel Cardoso, que se emocionou ao subir no palco.
“Desde a gestão municipal, temos apoiado esse momento, então, ele vem crescendo e se tornando uma referência para música instrumental da Amazônia. Não existem tantos eventos como esse na região, e o Amapá já está sendo uma referência, garantimos o palco para os músicos amapaenses receberem artistas de várias partes do Brasil e do mundo”, ressaltou a secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.
Secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli
A celebração, vista como tradição no estado, também consolida o fomento ao empreendedorismo local e o turismo, com exposições de artesanatos indígenas e gastronomia diversificada. O acadêmico de direito e instrumentista Lucas Tolosa, de 23 anos, relatou ser um apreciador do jazz, e que os artistas presentes são grandes inspirações.
“Eu sempre gostei de me envolver nesses eventos da música amapaense, só que também gosto muito de jazz, e não sabia que tinha um festival só desse gênero na cidade. Quando descobri, vim acompanhar porque adoro esses músicos há um tempo, são uma inspiração para mim”, revelou Tolosa.
Acadêmico de direito e instrumentista Lucas Tolosa, de 23 anos, apreciou com amiga a noite de jazz
O festival, realizado pela Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí, é coordenado pelo compositor e produtor amapaense, Fineias Nelluty, que encerrou a noite, e pelo grupo Jam Jazz na Calçada, que trouxe os clássicos sons do gênero.
“Esse momento nos permite mostrar nossa musicalidade que cultivamos e produzimos aqui na Amazônia. Agradeço a todos os amigos que estão presentes, que circundam a música, agradeço também todo o apoio que tivemos, como da secretaria de cultura do estado que patrocinou o evento”, agradeceu Fineias Nelluty.
Compositor e produtor amapaense, Fineias Nelluty
Confira a programação do 16º Amapá Jazz Festival:
- Sexta-feira, 25
- 19h - Zé Maria Cruz (AP);
- 20h - Ivan Mazuze (MZ);
- 21h - Cristóvão Bastos (RJ), Renato Braz (SP) e Patrícia Bastos (AP);
- 22h - Nei Conceição (AP).
- Sábado, 26
- 19h - Grupo Ecore (AP);
- 20h - Marrecos Land (AP);
- 21h - Vanessa Moreno (SP) apresenta “Sentido”, com participação de Tarcísio Santos (BA);
- 22h - Brena Melo(AP).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!