Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Previsão aponta nível maior de chuvas em 2017 no Amapá

Em alguns municípios do Estado, o período chuvoso já iniciou

Por Redação
22/11/2016 17h37

Em alguns municípios como Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho o período chuvoso já iniciou

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renovável (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) prevê um nível maior de chuvas em 2017 no Amapá.

A expectativa é que as chuvas se espalhem pelo centro do Brasil e os volumes acumulados fiquem acima da média nos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia. A previsão é que o período chuvoso no Amapá inicie ainda neste fim de novembro e a maior intensidade de chuvas ocorra no início de dezembro, podendo chegar até 100 milímetros do acumulado mensal.

“No comparativo aos outros anos, em 2014 tivemos em torno de 30 milímetros de chuvas em dezembro. Já em 2015, esse número foi de apenas 26 milímetros. Por isso, uma previsão de 100 milímetros pode ser considerado um alerta”, explicou o meteorologista do Iepa, Jeferson Vilhena.

Nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Porto Grande e Cutias de Araguari o período chuvoso já iniciou. A expectativa é que este período se estenda até agosto de 2017.

O Núcleo também alerta para as possíveis enchentes. Para medir os níveis de água e monitorar a cheia de rios, o setor vai substituir duas estações danificadas na região do interior do Amapá, uma em Serra do Navio e outra na localidade de Capivara, no município de Porto Grande. Ao todo o estado conta com 12 estações meteorológicas.

Fenômeno El Niño
El Niño é o aquecimento anormal do oceano Pacífico equatorial que provoca mudanças na circulação da atmosfera, causando fenômeno como secas e enchentes em várias partes do globo. O La Niña, por sua vez, é o oposto. O fenômeno é responsável pelo esfriamento das águas do oceano Pacífico e, como consequência, as águas do Atlântico sofrem um aquecimento para que haja um equilíbrio na temperatura atmosférica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!