Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E SANEAMENTO

Caesa capacita agentes de saúde indígenas para monitoramento da qualidade da água nas comunidades

Parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI) busca qualificar os trabalhadores atuantes na saúde indígena e promover o bem-estar.

Por Danielle Custódio
26/10/2024 11h00

Parceria entre Caesa e Sesani/DSEI AMP promoveu a capacitação de agentes de saúde indígenaA Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) capacitou trabalhadores da saúde indígena para desempenharem o monitoramento da qualidade da água consumida nas aldeias e conscientizar as comunidades assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI).

A iniciativa atendeu 31 participantes na aldeia Urunai, no Parque Indígena do Tumucumaque, com compartilhamento especializado de técnicas de tratamento de água. A região é pertencente ao Polo Base Missão Tiriyó, no município de Óbidos (PA).

“Essas informações são muito importantes para eles, pois levam a um entendimento maior para desenvolver as práticas laboratoriais e análises da qualidade da água. A partir disso, esses agentes também vão orientar as famílias indígenas para evitar as doenças de veiculação hídrica”, explicou o gerente de Controle de Qualidade de Água, Claudinaldo Ferreira.

Claudinaldo Ferreira, gerente de controle de qualidade de água da Caesa, durante as orientações aos agentes indígenasCom acesso difícil às aldeias, a tarefa de fornecer água potável nas aldeias por meio de sistemas de abastecimento e distribuição torna-se desafiadora. Por isso, a ação colaborativa da Caesa e o Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani/DSEI) contribuem para uma mudança significativa no bem-estar das comunidades indígenas. 

“Além da capacitação dos agentes indígenas, temos feito ações como a entrega de hipocloritos e filtro de barro a fim de minimizar os problemas causados por doenças de veiculação hídrica advindas da água não tratada”, acrescentou a gestora em saneamento ambiental do DSEI, Paula Monteiro.

Participantes da cacitação em aula prática

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!