Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E SANEAMENTO

Caesa capacita agentes de saúde indígenas para monitoramento da qualidade da água nas comunidades

A convite do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI), ação buscou qualificar os trabalhadores atuantes na saúde indígena e promover o bem-estar.

Por Danielle Custódio
26/10/2024 11h00

Parceria entre Caesa e Sesani/DSEI AMP promoveu a capacitação de agentes de saúde indígenaParceria entre Caesa e Sesani/DSEI AMP promoveu a capacitação de agentes de saúde indígenaA Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) capacitou trabalhadores da saúde indígena para desempenharem o monitoramento da qualidade da água consumida nas aldeias e conscientizar as comunidades assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI). 

A iniciativa atendeu 31 participantes na aldeia Urunai, no Parque Indígena do Tumucumaque, com compartilhamento especializado de técnicas de tratamento de água. A região é pertencente ao Polo Base Missão Tiriyó, no município de Óbidos (PA). A ação foi promovida pelo Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani/DSEI).

“Essas informações são muito importantes para eles, pois levam a um entendimento maior para desenvolver as práticas laboratoriais e análises da qualidade da água. A partir disso, esses agentes também vão orientar as famílias indígenas para evitar as doenças de veiculação hídrica”, explicou o gerente de Controle de Qualidade de Água, Claudinaldo Ferreira.

Claudinaldo Ferreira, gerente de controle de qualidade de água da Caesa, durante as orientações aos agentes indígenasClaudinaldo Ferreira, gerente de controle de qualidade de água da Caesa, durante as orientações aos agentes indígenasCom acesso difícil às aldeias, a tarefa de fornecer água potável nas aldeias por meio de sistemas de abastecimento e distribuição torna-se desafiadora. Por isso, a ação colaborativa da Caesa e o Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani/DSEI) contribuem para uma mudança significativa no bem-estar das comunidades indígenas. 

“Além da capacitação dos agentes indígenas, temos feito ações como a entrega de hipocloritos e filtro de barro a fim de minimizar os problemas causados por doenças de veiculação hídrica advindas da água não tratada”, acrescentou a gestora em saneamento ambiental do DSEI, Paula Monteiro.

Participantes da capitação em aula práticaParticipantes da capitação em aula prática

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!