Governo do Amapá garante atendimentos de saúde, cidadania e comércio em ação social do 'TCE na Comunidade', em Tartarugalzinho
Atividades envolveram 46 instituições do Estado e do Município, coordenadas em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Produtores rurais tiveram a oportunidade de comercializar produtos da agricultura familiarO Governo do Amapá esteve presente em uma grande ação social da 7ª edição do projeto “TCE na Comunidade”, no sábado, 26, que ofertou diversos serviços para a comunidade do município de Tartarugalzinho. As atividades envolveram 46 instituições do Estado e Município, coordenadas em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Artesãs locais expuseram seus produtos durante a açãoA iniciativa realizou atendimentos de saúde, massoterapia, jurídicos e psicológicos, além de orientações de trânsito, emissão de documentos, auxílio sobre doação de sangue, realização de exames clínicos, aplicação de flúor e comercialização de produtos da agricultura familiar.As atividades ocorreram na Escola Estadual Alzira de Lima Santos, e contou com serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Defensoria Pública (DPE) e Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sepm).
“Essa é a ação que encerra a programação que realizamos aqui no município durante toda a semana e avaliamos como positiva. Esse trabalho envolve um esforço de todo o tribunal e reuniu muitas instituições. Posso afirmar que também é o momento que o TCE pode mostrar todo seu trabalho”, destacou o presidente do TCE e conselheiro, Regildo Salomão.
Presidente do TCE/AP, conselheiro Regildo Salomão, homenageando servidores no encerramento do ″TCE na Comunidade″
Em todos os locais onde foram realizados os serviços houve uma grande movimentação de pessoas e um dos atendidos foi o autônomo, Luís Morais, que veio da comunidade rural de Itaubal, em busca de retirar o cartão do SUS e tirar dúvidas sobre a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
“Saí cedo de casa, já que não moro aqui na sede, e vim para retirar o cartão dos meus filhos e graças a todo esse atendimento a gente conseguiu e ainda procurei saber sobre a identidade. Tudo que busquei eu consegui, foi excelente essa ação”, enfatizou Morais.
As crianças foram atendidas com brincadeiras lúdicas e jogos educativos
O estudante Elizeu, de 7 anos, concluiu o desafio e não escondeu a felicidade em participar da programação.
“É muito legal e empolgante esse jogo porque eu estive animado do começo ao fim, torcendo para ganhar o jogo”, disse o menino.
O evento teve ainda a programação da Lei Seca, que realizou o desafio dos óculos simuladores de embriaguez e demonstrações com o teste do etilômetro, orientando os visitantes sobre os perigos de dirigir veículo após o consumo de álcool.
Jesuniana Lopes, de 60 anos, foi uma das beneficiadasCom uma diversidade de ações gratuitas a comunidade, uma das mais procuradas foi o atendimento oftalmológico. A aposentada Jesuniana Lopes, de 60 anos, foi uma das atendidas com o exame.
“Para nós é muito difícil conseguir um exame como este aqui em nossa cidade e por isso, quando vem em uma ação dessa não podemos perder a oportunidade. Estou satisfeita com todos que fizeram essa ação”, declarou, Jesuniana.
A programação, garantiu além de todas as assistências à população, uma movimentação econômica na região com o uso de pousadas e restaurantes, devido ao grande número de instituições do Amapá que foram ao município realizar os serviços.
“O estado trouxe para Tartarugalzinho muitos serviços e isso mostra que o tribunal realizou uma grande parceria. Toda essa união só traz benefícios para os munícipes”, pontuou o Ouvidor Chefe da Controladoria-Geral do Estado, Magdiel Ayres.
Equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que coordenou Ação Social em Tartarugalzinho
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!