Outubro Rosa: Superintendência de Vigilância em Saúde promove ação de cuidados e bem-estar para servidoras em Macapá
Iniciativa integra a programação dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama em todo o Amapá.
Servidoras participaram de rodas de conversas e dinâmicas sobre sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de mamaUm momento de cuidados, prevenção e resgate da autoestima. Assim foi a manhã da quarta-feira, 30, para as servidoras da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que participaram do encerramento das ações do “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre prevenção do câncer de mama.
As servidoras participaram de rodas de conversas sobre sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer, atividades lúdicas, sorteios e palestras. Para o superintendente da SVS, Cássio Peterka, momentos como este são importantes ampliar o conhecimento e incentivar a prevenção.
“Encerramos a campanha Outubro Rosa, mas as ações continuam permanentes, ofertando serviços em grande quantidade para que as mulheres sejam atendidas e tenham um diagnóstico precoce. Isso é um processo de prevenção e promoção o ano inteiro”, afirmou o superintendente Peterka.
Mobilização proporcionou diferentes atividades articuladas na perspectiva da educação em saúde para as mulheresA palestra sobre saúde da mulher proferida pela enfermeira Daniele Barros, do Núcleo de Saúde do Trabalhador, abordou os tipos mais comuns de câncer de mama e formas de prevenção, com destaque para o autoexame. O conteúdo foi ilustrado com materiais que simulam o autoexame e pequenos slides informativos.
Enfermeira Daniele Barros“A importância dessa mobilização é proporcionar diferentes atividades articuladas na perspectiva da educação em saúde para as mulheres, de forma ampla, assim como conscientizá-las de que a prevenção e o diagnóstico precoce tanto do câncer de mama como do câncer de colo de útero salvam vidas”, reforçou a enfermeira.
As atividades realizadas se alinharam às orientações do Ministério da Saúde para a Campanha Nacional do Outubro Rosa deste ano, e buscaram promover informações científicas e orientações no campo da saúde física e mental com abordagem de temas como autocuidado, prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A gerente do Planejamento e Orçamento Financeiro, Milane Jhoyse Silva, ressaltou que o evento representou troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas sobre o câncer de mama e a importância da servidora no contexto saúde da mulher.
“Estou me sentindo valorizada, esse olhar para nós desperta um alerta para o cuidado com nossa saúde. Foi uma abordagem leve e simples sobre o câncer de mama, mas que proporcionou conhecimento, valorização e uma manhã bem descontraída, comentou a contabilista Jailce Souto.
Milane Jhoyse SilvaJailce Souto
Câncer de mama
O câncer de mama se forma nas células dos seios e é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A doença também afeta homens, mas é raro: a incidência neste grupo representa apenas 1% do total de casos da doença.
Sintomas
Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. O sintoma mais comum é o nódulo na região das mamas, que não se move e, geralmente, é indolor. Outros sintomas são pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja na região dos seios, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.
Durante a ação houve troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas das servidoras
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!