Governo do Amapá populariza a ciência com projeto 'Astronomia no Meio do Mundo' para estudantes de Oiapoque
Mais de 600 alunos participam das sessões em 3D; ação continua nesta quinta-feira, 31, na Escola Estadual Duque de Caxias, no distrito de Clevelândia do Norte.
Estudantes de Oiapoque recebem sessões realistas sobre astronomiaO Governo do Amapá levou toda estrutura do projeto “Astronomia no Meio do Mundo” para o município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. Cerca de 600 estudantes da Escola Estadual Joaquim Nabuco tiveram a oportunidade, na quarta-feira, 30, de participar das sessões realistas sobre a ciência que estuda os corpos celestes no planetário digital móvel.
A ação faz parte da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que promove a popularização de conhecimentos científicos. Nesta quinta-feira, 31, o projeto continua com as sessões imersivas sobre a vida fora do planeta Terra, dessa vez na Escola Estadual Duque de Caxias, no distrito de Clevelândia do Norte.
Alunos participaram da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e TecnologiaPara a estudante Débora Alvides, de 14 anos, a experiência de participar, pela primeira vez, de uma sessão sobre astronomia no planetário digital móvel foi incrível e esclarecedor. Ela ficou encantada com a sensação de poder observar o universo.
Estudante Débora Alvides, de 14 anos"Eu achei essa forma de ensino muito inovadora e criativa, porque a sensação de 3D que a gente sente durante a sessão faz com que nos conectemos melhor com o assunto transmitido e, consequentemente, tenhamos um melhor entendimento”, disse a jovem.
O projeto Astronomia no Meio do Mundo é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que busca romper as barreiras geográficas para levar o conhecimento científico aos quatro cantos do Amapá.
“Garantir à população amapaense um acesso amplo sobre as descobertas, pesquisas e tudo que envolve a ciência, é primordial para despertar nas pessoas e, principalmente, nos jovens estudantes a curiosidade por um universo cheio de possibilidades, pois a partir dessa ação que estamos realizando podem e vão surgir futuros cientistas e pesquisadores que poderão impulsionar o desenvolvimento do estado”, destacou Patrick Sanches, gerente do Núcleo de Fomento à Pesquisa da Setec.
Diretora da Escola Joaquim Nabuco, Elizabete MachadoPara a diretora da escola Joaquim Nabuco, Elizabete Machado, contar com o apoio do Governo do Estado para promover a popularização da ciência é fundamental para a formação dos alunos.
“Através dessa parceria, hoje, os nossos estudantes estão tendo a oportunidade de viver, fazer e experimentar a ciência, o que é muito importante para o desenvolvimento intelectual e pessoal deles, que a partir de agora podem entender que a ciência e tecnologia são o que movem o nosso mundo”, pontuou a gestora escolar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!