Alunos do curso de formação da Polícia Científica do Governo do Amapá se reúnem para doar sangue ao Hemoap
Mais de 40 pessoas participaram da disciplina da formação, que incentiva a contribuição social para além da técnica.
Ação coletiva de doação de sangue aconteceu nesta sexta-feira, 1º de novembroMais de 40 alunos do curso de formação da Polícia Científica do Amapá (PCA), administrado pelo Governo do Estado, se reuniram nesta sexta-feira, 1º de novembro, para abastecer o estoque de sangue do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).
A iniciativa faz parte do treinamento recebido na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), com palestras e atividades padronizadas e específicas dos trabalhos periciais. O objetivo da ação é incentivar a contribuição social para além das técnicas aplicadas durante o curso.
“Nós, enquanto instituição, sempre incentivamos a educação técnica e esse contato com a população, cuidando da sociedade pelas funções do cargo e também através de nossas iniciativas pessoais”, pontua o diretor da Aifa, Alan Coimbra.
Atuando como base das agências transfusionais do Estado, o Hemoap precisa de ações constantes para manter o estoque da unidade abastecido, principalmente com a chegada das festividades de fim de ano.
“Estamos nos preparando para um período em que registramos a diminuição do estoque de sangue. Com isso, ações como essa de hoje são de extrema importância para a manutenção da nossa unidade, principalmente para ampliar a cultura da doação de sangue entre esses profissionais”, enfatiza o diretor do Hemoap, Eldren Lage.
Diretor do Hemoap, Eldren Lage
A aluna do curso de formação, Josefa Andrade, conta com orgulho a vontade de ajudar a sociedade enquanto profissional da segurança pública.
“O curso trabalha não só com a formação técnica científica dos agentes, mas também com o desenvolvimento do espírito de contribuição e colaboração com a comunidade. Isso nos motiva todos os dias, pois poder contribuir de outra forma, para além da nossa formação, não tem preço”, afirma Josefa.
Aluna do curso de formação, Josefa Andrade
Saiba como colaborar com o Hemoap
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, no bairro Central de Macapá.
O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp, pelo número (96) 98811-0200.
Ação é importante para fortalecer estoque durante época de fim de ano, pois há registro de baixas doações
Para doar, é importante:
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
- Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!