‘É muito mais do que conteúdo, é apoio ao estudante', diz professor durante 'Aulão Show' do Governo do Amapá
Leonardo Souza é professor de sociologia da Central do Enem e participou da revisão no Estádio Zerão, em Macapá.
Leonardo Souza, professor formado em sociologia, história e direitoPara estimular e impulsionar os alunos na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que define vagas nas universidades públicas do país, o Governo do Estado promoveu na sexta-feira, 1º, o "Aulão Show" gratuito de revisão que reuniu mais de 6 mil estudantes no Estádio Zerão, em Macapá.
FOTOS: estudantes ganham dicas, conteúdos e descontração no aulão do Enem 2024 do Governo do Amapá
O primeiro dia preparou os jovens que estão concluindo o ensino médio para as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e redação, conteúdos da primeira prova.
Leonardo Souza ministrando aula de sociologia para a preparação nas provas de humanasLeonardo Souza, de 45 anos, é professor de sociologia e outras formações e atua na educação há 18 anos. Ele definiu o aulão como um dos maiores eventos preparatórios, que vai além de conteúdos porque também trabalha o psicológico do aluno e estimula os jovens a alcançarem sonhos.
"O clima do aulão já se consolidou no estado. Eu comparo com as Copas do Mundo dos anos 80 e 90, sabe? Quando tinha aquela grande mobilização, a cidade parava e todo mundo comentava. Então, esse evento é muito mais que conteúdo, é estímulo para que o aluno conquiste seus objetivos. Isso aqui é um santuário da 'good vibe', a gente quer que todo mundo entre nesse clima, porque é uma maneira de diminuir a ansiedade", explicou o Souza.
A professora Kamila Azulay tem 34 anos, desses 11 colabora para a educação no Amapá. Ela atua na Escola Estadual Profº Milton Balieiro Machado e leciona as matérias de projeto de vida e língua espanhola.
Professora de projeto de vida e língua espanhola. Kamila Azulay“No ensino de projeto de vida, eu trabalho a preparação da inteligência emocional para realizar a prova. A gente conversa sobre ansiedade, sobre o medo que eles sentem do futuro, do que vai acontecer na prova e depois dela. E na língua estrangeira, espanhol, trabalhamos a interpretação textual, os tópicos linguísticos, um pouco de gramática e vocabulários. Nesse momento, sinto que estou caminhando com eles para dar todo esse suporte não só de conteúdo, mas também emocional", descreveu Kamila.
Este ano, o filme de animação "Divertidamente" inspirou o tema da revisão 2024. A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) criou a identidade que representa os sentimentos que dominam os candidatos do Enem. São eles: Afobada (Ansiedade), Sassariqueira (Alegria), Jururu (Tédio), Acanhado (Vergonha), Cabreiro (Medo) e o Mordido (Raiva).
Primeiro dia de provas do Enem 2024 é neste domingo, 3De forma descontraída, os professores levaram dicas, conteúdos e momentos de relaxamento, preparando os alunos para a maratona de provas que inicia neste domingo, 3. O segundo dia de Enem será em 10 de novembro. A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 20, e o resultado para 13 de janeiro de 2025.
Central do Enem 2024
A programação faz parte da Central do Enem, coordenada pelo Governo do Amapá e que ocorre durante todo o ano no contraturno das escolas, especialmente para alunos da terceira série do ensino médio.
O segundo dia do aulão será na próxima sexta-feira, 8, com revisão para as áreas de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias.
Alunos receberam apostilas com conteúdos do Enem Estudantes de 53 escolas estaduais participaram da revisão do Enem 2024
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!