Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO HUMANITÁRIA

Governo do Amapá inicia distribuição de 120 mil litros de água potável para comunidades atingidas pela salinização no Bailique, em Macapá

Ação emergencial conta ainda com distribuição de alimentos, serviços de saúde e assistência para os moradores até terça-feira, 5.

Por Alexandra Flexa
02/11/2024 16h00

Governo do Amapá iniciou a distribuição de água pela região Norte do Bailique, em MacapáComo parte das medidas emergenciais de assistência em situações de desastres ambientais, o Governo do Amapá iniciou a distribuição de 120 mil litros de água potável para moradores do Bailique. A ação humanitária contempla 34 comunidades como Vila Progresso, Arraiol, dentre outras atingidas pela salinização, estiagem e erosão do rio.

Além de água, os moradores receberão 250 galões de água mineral de 20 litros, 250 kits de alimentos, e atendimentos de saúde. A ação emergencial iniciou pela região Norte do distrito, onde as famílias estão isoladas pela baixa do nível do rio, o que impossibilita o tráfego fluvial e a chegada de mantimentos.

Arilson Amanajás, gerente operacional da Caesa no Bailique"A salinização da água é mais crítica durante a estiagem, que chega a secar os rios. O Governo do Estado está trabalhando para amenizar o impacto dos fenômenos naturais, estamos testando máquinas de dessalinização, que fará o processo de decantação neste período quando a água fica salgada", explicou Arilson Amanajás, gerente operacional da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) no Bailique.

Esta é mais uma ação do Governo do Estado que vem garantindo assistência à população do Bailique com suprimentos, saúde, cidadania e dignidade neste momento difícil em que passam as comunidades, devido ao fenômeno da salinização dos rios, "terras caídas" provocadas pela erosão do solo e a forte estiagem, situações que afetam os moradores anualmente.

Capitão Elizeu, oficial de operação da Defesa Civil no Bailique"Iniciamos neste sábado, o carregamento das cinco embarcações para distribuição de água e dos suprimentos para as localidades afetadas pela forte estiagem e salinização da água. Estamos com dois pontos bases instalados, um no Arraiol e outra em Vila Progresso", explicou o capitão Elizeu, oficial de operação da Defesa Civil no Bailique. 

Força-tarefa

Desde janeiro do ano passado, o Governo do Estado vem reunindo esforços para garantir o acesso à água potável aos moradores de Bailique. A Caesa realizou um levantamento socioeconômico envolvendo quase 2 mil famílias de 38 comunidades do arquipélago. Cada uma delas foi atendida com caixas d'água com capacidade 2 mil litros de armazenamento de água doce.

Comunidades receberão 120 mil litros de água potávelNesta nova ação emergencial, a previsão é que as equipes de governo permaneçam na região até terça-feira, 5, para concluir o abastecimento das residências. Ao todo, serão beneficiadas 34 comunidades, previamente mapeadas, que sofrem com a falta de água e com prejuízos nas atividades econômicas como a agricultura e a pesca, principais fontes de renda dos moradores.

A força-tarefa conta com uma equipe de governo integrada pela Defesa Civil/Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Água e Esgoto (Caesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), e pelas secretarias de Estado da Assistência Social, da Saúde, da Pesca e Aquicultura, de Mobilização e Participação Popular e de Comunicação.

Comunidades sofrem com a baixa no nível do rio devido a estiagem

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!