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Cooperação entre portos de Santana e Zhuhai, na China, integra o Amapá a rota marítima comercial

Governador em exercício, Teles Júnior, e ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, participaram de assinatura de protocolo que viabiliza parceria.

Por Fabiana Figueiredo
04/11/2024 20h26

Protocolo de intenções visa solidificar rota comercial marítima entre o Brasil e a ChinaProtocolo de intenções visa solidificar rota comercial marítima entre o Brasil e a ChinaUma parceria entre portos das cidades de Santana, no Brasil, e de Zhuhai, na China, busca integrar o Amapá e Cantão a uma nova rota marítima para atividades comerciais. O governador em exercício, Antônio Teles Júnior, participou da cerimônia de assinatura de protocolo de intenções nesta segunda-feira, 4.

Teles Junior, governador do Amapá em exercício, celebrou acordoTeles Junior, governador do Amapá em exercício, celebrou acordo"Conectar Santana a um dos principais centros produtivos da China é muito importante. Esse diálogo cria uma oportunidade no mercado internacional para que nós possamos ofertar o que se produz na região de Zhuhai para o Brasil. O desafio é fazer com que os portos de Santana possam estar inseridos na estratégia de acesso ao maior mercado consumidor do mundo. Estamos diante do passo inicial de uma estratégia que já é vencedora", ressaltou Teles Júnior.

A construção de relações comerciais e o impulsionamento do acesso a novos mercados fazem parte da politica de desenvolvimento econômico do Governo do Estado do Amapá.

Em cerimônia no Cine Teatro Municipal Silvio Romero, a Companhia Docas de Santana (CDSA) e o Governo de Zhuhai assinaram um protocolo de intenções para viabilizar as relações entre Brasil e China por meio do Amapá, com o objetivo de transformar o panorama comercial na Amazônia.

"Eu acredito que Santana e o Amapá vão crescer muito. Essa rota busca beneficiar os povos dos dois locais. Vamos preparar tudo para que o primeiro navio comece a rota em dezembro", disse Huang Jianping, representante do governo chinês.

Huang Jianping, representante do governo chinês, evidenciou benefícios da parceriaHuang Jianping, representante do governo chinês, evidenciou benefícios da parceriaZhuhai possui cerca de 10 quilômetros de plataformas. São 7 zonas de portos, sendo o de Gaolan o maior.

O processo aproxima ainda a Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana da Zona de Livre Comércio do Porto de Gaolan, na cidade de Zhuhai, no Sul da China. A nova rota marítima otimiza a logística e possibilita a modernização da infraestrutura portuária de Santana, beneficiando, fortalecendo sua posição como hub estratégico para o comércio internacional.

"Intensificar as relações pelo Norte é fundamental. Ter na rota marítima Brasil-China é altamente estratégico para ambos os países", afirmou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. 

Porto de Gaolan, na cidade de Zhuhai, no Sul da China, vai enviar navios para o AmapáPorto de Gaolan, na cidade de Zhuhai, no Sul da China, vai enviar navios para o AmapáA primeira transação na rota ocorrerá em dezembro, com o envio do porto chinês de 75 toneladas de biofertilizantes para pesquisas na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A previsão e que o navio retorne para a China com grãos.

"Esta parceria é de grande importância para Santana e para o estado do Amapá. É uma excelente oportunidade para fazer crescer a economia. Estamos dedicando nosso empenho para que essa parceria dê certo. Queremos ser porta de entrada de biofertilizantes para o Brasil a partir da China", comentou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

O Protocolo de Intenções inclui, entre os objetivos, a melhoria da cadeia industrial logística do porto de Zhuhai e o intercâmbio tecnológico e formação de talentos em ambas as regiões.

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