Ketlen Silva de Almeida concorre no gênero Memórias Literárias e é estudante da Escola Estadual Prof. Irineu da Gama Paes
Ketlen Silva escreveu “Imagens no calor da tarde”, orientada pela professora Josefa Silva
A estudante Ketlen Silva de Almeida, da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes, em Macapá, é finalista no gênero Memórias Literárias da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A cerimônia de premiação dos indicados foi realizada em Fortaleza (CE), na última sexta-feira, 18, e reuniu 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o país.
Ketlen Silva escreveu “Imagens no calor da tarde”, orientada pela professora Josefa Maria Taborda do Nascimento Silva. O gênero foi trabalhado por alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da rede pública.
“Minha redação fala sobre a história do senhor Lourimar, onde descrevo um fato marcante da vida dele, que foi a chegada da televisão na cidade em que mora. No texto, tento descrever como ele se sentia ao assistir pela primeira vez um programa de TV em preto e branco, pela janela do vizinho, o único a possuir o aparelho naquela época”, relatou a jovem estudante.
Já foram realizadas as semifinais das categorias Artigo de Opinião, em São Paulo, com estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio; e Crônica, em Porto Alegre (RS), com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Nesta semana, acontecerá a semifinal da categoria Poema, com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, em Salvador (BA). Ketlen está confiante em um bom resultado.
“Estar na final significa o reconhecimento do trabalho e esforço não só meu, mas também dos meus professores, em especial da minha orientadora a professora Josefa Silva. O fato de ter representado meu Estado até aqui já é uma satisfação inigualável”, destacou Ketlen.
O programa objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. A Olimpíada é realizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.
Premiação Nacional
A Premiação Nacional será realizada no dia 06 de dezembro. Participarão do evento de premiação e da festa final somente os professores e respectivos alunos dos 152 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados cinco textos vencedores por categoria.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!