Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-COP DA AMAZÔNIA

Governos do Amapá, Suriname e Guiana Francesa alinham a criação de observatório hidrográfico na 2ª Conferência do Bio-Plateux, em Paramaribo

Evento promoveu a cooperação entre o Brasil, Suriname e Guiana Francesa, visando o fortalecimento e na identificação de soluções para desafios comuns da região.

Por Weverton Façanha
06/11/2024 17h20

Colaboração: Iago Fonseca e Ana Anspach

Governo do Amapá participou da 2ª Conferência do Bio-Plateux, que aconteceu em Paramaribo, no SurinameO Governo do Amapá participou ativamente da 2ª Conferência de Águas do Bio-Plateux, que aconteceu em Paramaribo, no Suriname, de 31 de outubro a 2 de novembro. O encontro entre a delegação amapaense, representantes da Guiana Francesa e Suriname resultou na declaração de intenção de criação do observatório transfronteiriço de bacias hidrográficas amazônicas.

Ações transfronteiriças de conservação dos rios Oiapoque e Maroni, na região do Escudo das Guianas, foram o maior enfoque do evento, que comparou iniciativas realizadas no Amapá para, consequentemente, auxiliar nos casos de estiagem que o Suriname sofre. A iniciativa tratou, ainda, sobre a bioeconomia da região e alterações climáticas em preparação para a COP da Amazônia, que ocorre em Belém (PA) em 2025.

Delegação amapaense foi composta por diversas instituições públicas do estado

O objetivo central do evento foi promover a cooperação regional focada no fortalecimento do conhecimento compartilhado e na identificação de soluções concretas para desafios comuns relacionados aos recursos hídricos e à biodiversidade na região. O observatório será um meio de centralizar a educação ambiental e aplicar atores existentes entre as nações.

"O observatório será o amadurecimento do que é hoje o projeto Bio-Plateaux, cujo funcionamento terá perenidade a partir dessa ferramenta, garantindo a continuidade das suas ações", pontuou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.

Nas questões hídricas, o Amapá vem se destacando em suas ações como a instalação do 1º comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, que trata da preservação e proteção da bacia que sustenta todo um sistema social, econômico e ambiental de 11 municípios banhados pelo rio no estado.

“Apresentamos durante o evento diversas atividades que estamos realizando em prol do melhoramento das ações de desenvolvimento sustentável das áreas e bacias hidrográficas. Com todo o esse trabalho nossa expectativa é atrair investimentos para implantação de novas tecnologias e fomentando atividades econômicas em várias escalas”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fabrício Borges.

Contando com a participação de secretarias do Estado do Amapá, o evento internacional teve como cenário a construção de um futuro sustentável para a região, reunindo esforços que buscam enfrentar os desafios socioeconômicos e políticos, com recomendações valiosas para formuladores de políticas, envolvendo os avanços e demandas, voltadas para o sistema hídrico. 

Secretária da Sepi, Sônia Jeanjacque“Consideramos que foi um momento de debate, conversa e de fortalecimento da pauta ambiental indígena, em especial das águas. Discutimos metas, principalmente, para que a gente possa, enquanto população indígena, buscar formas de também passar por essas mudanças climáticas, mas conforme os conhecimentos e a tradição dos povos indígenas”, enfatizou a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque, que pela primeira vez participou do encontro internacional.

Durante o evento ocorreram, ainda, diálogos sobre a conexão entre energia e água, e debates sobre os desafios locais na gestão de recursos hídricos, alterações climáticas e biodiversidade aquática, e desenvolvimento territorial e bioeconomia. O Bio-Plateaux tem o Amapá como um dos fundadores do projeto, cofinanciado pela União Europeia por meio do Programa de Cooperação Interreg Amazonie.

A programação contou a participação de representantes da Companhia de Água e Esgoto (Caesa), Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsap) e as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Povos Indígenas (Sepi) e Relações Internacionais e Comércio Exterior (Secricomex), além da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!