'1º Encontro dos Quilombos': Governo do Estado apresenta projeto ‘Amapá Quilombola’ para lideranças comunitárias
Iniciativa passa a integrar política pública que prevê igualdade racial em setores como educação e saúde. Evento inicia nesta quinta-feira, 7, em Macapá.
Iniciativa prevê ações para fomentar o fortalecimento das comunidades remanescentesDurante o "1º Encontro dos Quilombos do Amapá", que inicia nesta quinta-feira, 7, na comunidade do Rosa, em Macapá, lideranças e representantes das mais de 40 comunidades participantes irão conhecer o projeto “Amapá Quilombola”. A iniciativa do Governo do Estado é composta por ações que fomentam a discussão de pautas como educação quilombola, regularização fundiária, agricultura, atuação política, combate ao racismo e à violência, juventude e mulheres.
O principal objetivo do "Amapá Quilombola" é promover a mobilização e participação de lideranças do segmento a realização de ações e políticas públicas junto ao poder público, impulsionando a melhoria de vida da população dos quilombos amapaenses em seus respectivos territórios.
Durante a programação, ocorrerá a entrega do título definitivo de posse de terras para o Quilombo do Rosa
A iniciativa será apresentada pela secretária adjunta da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), Laura Silva, e pela técnica da Unidade de Proteção e Reconhecimento Cultural da instituição, Marielle Moraes.
“É mais uma iniciativa de fortalecimento dessa população, maioria em nosso Estado. O 'Amapá Quilombola' chega para fortalecer as ações e políticas desenvolvidas nos territórios remanescentes, além de fortalecer as lideranças e representantes para reforçar as tratativas, principalmente com o Governo do Estado. Esse diálogo com as lideranças é uma orientação constante do governador Clécio Luís”, explica a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Amapá Afro
O "Amapá Quilombola" é uma iniciativa que passa a integrar o programa Amapá Afro, política de Estado que prevê ações permanentes para populações negras e quilombolas, com o intuito de garantir a igualdade racial em setores como educação, cultura, saúde, habitação, infraestrutura e saneamento básico.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!