Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Municípios devem implementar políticas de saúde para população masculina

Ações devem ser voltadas à prevenção e diagnóstico precoce de doenças

Por Redação
23/11/2016 17h39

Secretarias de saúde devem orientar os homens sobre os sintomas do câncer de próstata e o autoexame

As causas de morte mais comum entre homens são infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), doenças que estão diretamente relacionadas a falta de prevenção e controle da pressão arterial e diabetes. Diante disso e com base na Nota Técnica Conjunta nº 001/2015 do Ministério da Saúde, a Área Técnica de Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), elaborou recomendações às secretarias municipais sobre as ações a serem implementadas durante o "Novembro Azul".

As ações devem ser voltadas para estratégias que conscientizem sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens, e não somente ao rastreio do câncer de próstata. 

Por isso, a recomendação é que os municípios implementem políticas voltadas à saúde do homem e pessoa idosa durante todos os meses do ano, usando abordagens temáticas como: acesso e acolhimento, prevenção de violência e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa, hipertensão e diabetes.

"No Brasil, os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres, e as principais doenças que levam a população masculina à morte são evitáveis com prevenção", informou Roosevelt Pureza, coordenador estadual de Saúde do Homem.

Roosvelt acrescentou, ainda, que a hipertensão arterial é o principal fator de risco no mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade. A Organização Mundial de Saúde estima que 50% das doenças do coração e 75% dos AVCs são em decorrência da "pressão alta". No Brasil, 43% dos homens de 60 anos ou mais apresentam hipertensão arterial. Entre os idosos, o AVC é considerado uma das principais causas de mortalidade relacionada a hipertensão arterial.

Nestes casos, a nota técnica orienta as secretarias municipais de saúde para que promovam capacitações aos profissionais da Atenção Básica, orientando os homens sobre os sintomas do câncer de próstata e o autoexame.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!