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SEGURANÇA MODERNIZADA

Governo do Amapá implanta novo sistema de informações e moderniza atendimento no Ciodes, em Macapá

'Sinesp Cad 3.0' permite melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão.

Por Marcelle Corrêa
07/11/2024 17h51

Ação integra atendimento das forças de segurança públicaAção integra atendimento das forças de segurança públicaO Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Justiça, implantou na quarta-feira, 6, no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), a nova versão do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública - Central de Atendimento e Despacho (Sinesp/CAD).

A versão atualizada, Sinesp CAD 3.0, é uma ferramenta que agrega inovações aos profissionais de segurança pública, permitindo uma melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão, mediante números emergenciais, como o 190, 192 e 193. 

O sistema, conforme o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso, permite a integração do atendimento das forças de segurança pública acionadas pelo Ciodes e outros órgãos, além de atender todo o estado, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, o planejamento operacional e a rapidez no compartilhamento de informações.

"O Sinesp CAD 3.0 é um aprimoramento da versão antiga que já utilizávamos. Ele chega para conseguirmos integrar todos os municípios do estado, e isso é muito importante, pois o Ciodes consegue melhorar o despacho e recebimento das ocorrências", explicou Scaliso.

Secretário adjunto de Segurança Pública, Marko ScalisoSecretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso

O secretário destacou, ainda, a utilização das plataformas digitais e modernas para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes da segurança à população.

"O Governo do Amapá tem cada vez melhorado mais o sistema de dados da segurança pública. Essa atualização consegue mapear, por exemplo, lugares de 'calor da violência', e isso vai ajudar a mobilizar e colocar tropas naquele local. Mais uma vez, o investimento em tecnologia acontece para o bem-estar dos servidores e da sociedade", finalizou o gestor.

Sistema aprimorado dará mais agilidade operacional para ocorrênciasSistema aprimorado dará mais agilidade operacional para ocorrências

O integrante técnico do Sinesp e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniel Caixeta Barrozo, participou da implantação da plataforma e explicou que o sistema coleta, de maneira automatizada, todas as informações das chamadas, como localização e número do telefone do solicitante, empenhando de maneira ágil as equipes de atendimento.

"Conforme os dados da ocorrência, o despachante têm acesso a todas as informações para que ele consiga identificar qual equipe está mais próxima da localização do pedido emergencial. O sistema consegue também obter informações estatísticas que vão ajudar na prevenção da criminalidade, além da criação de políticas públicas", explicou Caixeta.

Sinesp CAD 3.0 diminui tempo de resposta nas ocorrênciasSinesp CAD 3.0 diminui tempo de resposta nas ocorrências

O Amapá se iguala a outros estados do Brasil no quesito de atendimento emergencial ao cidadão. O coordenador do Ciodes, Diego Alves, contou que mais de 90 servidores foram capacitados para manusear e trabalhar com o sistema.

"Foram capacitados todos os nossos efetivos dos bombeiros e nossos policiais militares, civis, e científicos. Logo, a turma do Samu também passará pelo processo", explicou Alves.

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