Governo do Estado promove audiências públicas sobre Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, em Amapá
Encontro participativo busca elaborar plano de gestão do recurso natural. Ação segue nesta sexta-feira, 7, em Ferreira Gomes.
Medida debate a criação do Plano Diretor do Rio AraguariO Governo do Estado iniciou na terça-feira, 5, uma série de audiências públicas para apresentar e debater a elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. A iniciativa busca dialogar de forma participativa com a população de cada localidade para coleta de informações conforme as peculiaridades dos municípios.
Os encontros, coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciaram pelo município de Pedra Branca do Amapari e nesta quarta-feira, 6, a audiência foi realizada com a participação da sociedade civil de Amapá.
“A escuta ativa e a colaboração da comunidade são primordiais no processo de construção do diagnóstico e prognóstico do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. Trabalhamos várias vertentes nos encontros, além de trocar informações e esclarecer dúvidas da comunidade”, enfatizou o coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da Sema, Fabrício Borges.
Audiências públicas de caráter participativo avaliam gestão desses recursos
Durante as audiências, os profissionais técnicos da Sema apresentam os estudos e os dados sobre recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além da avaliação quantitativa e qualitativa das disponibilidades e demandas do recurso natural da bacia. A partir deste trabalho em grupo, é possível coletar informações sobre os usos para cada trecho do rio.
O plano diretor é o principal instrumento de gestão desses recursos, que vai prever ações e programas a serem desenvolvidos no âmbito da bacia, para garantir água para as próximas gerações e mitigar os efeitos das fortes estiagem que se intensificam a cada ano.
Na primeira reunião, estiveram presentes membros do comitê da Bacia Rio Araguari, representantes da sociedade civil, usuários que utilizam o recurso natural como pescadores, indígenas, turistas e a comunidade em geral. Após a apresentação dos dados a plenária foi dividida em grupos, onde os participantes puderam identificar no mapa os principais usuários e as formas de uso da água.
Nesta quinta-feira, 7, a audiência será no município de Ferreira Gomes com escuta ativa. As audiências encerram no dia 8 de novembro, em Macapá.
Confira o cronograma das próximas audiências públicas:
- Sexta-feira, 7
- Ferreira Gomes
- Sábado, 8
- Macapá
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!