Pronto Atendimento Infantil registra 2.091 crianças atendidas durante o mês de outubro, em Macapá
Mais de 60% dos atendimentos foram de baixa complexidade.
Unidade acolhe crianças até 12 anos de idadeO Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e Adolescente (PAI/HCA), contabilizou 2.091 crianças atendidas durante o mês de outubro. Segundo a estatística, a maioria dos casos ainda são considerados de baixa complexidade, como infecções intestinais e resfriados.
A unidade é destinada ao atendimento de urgência e emergência, de crianças a partir de 29 dias do nascimento até 12 anos. Conforme os dados, 49 (2,3%) das crianças atendidas em outubro foram classificadas como risco azul para prioridade de atendimento, e 1.328 (63,5%) como risco verde, de baixa prioridade, podendo aguardar até duas horas para atendimento. Já 650 (31,1%), 55 (2,6%) e 9 (0,4%) com risco amarelo, laranja e vermelho, respectivamente.
O Pronto Atendimento utiliza protocolo de classificação de risco para a prioridade de atendimento. A diretora do HCA/PAI, Cleude Rodrigues, explica que, mesmo com a maioria dos atendimentos sendo fora do perfil da unidade, todas as crianças que buscam o Pronto Atendimento Infantil recebem assistência.
“O período seco facilita o adoecimento de crianças, por isso, ao primeiro sintoma de adoecimento, é importante que pais ou responsáveis procure a unidade básica de saúde mais próxima para não haver o agravamento do quadro de saúde. Mesmo fora do perfil, o PAI garante o atendimento, mas com o tempo de espera conforme a gravidade de cada caso”, explica Cleude.
Unidade realiza atendimento de urgência e emergência
Quando procurar o Pronto Atendimento Infantil - PAI/HCA:
- Convulsões pela 1° vez ou que durem mais de quatro minutos;
- Chiado, cansaço ou tosse seca;
- Febre maior que 39 °C por um período maior que três dias ou se for acompanhada de outros sintomas;
- Irritabilidade e choro incessante;
- Baixa produção de urina;
- Recém-nascidos que apresentem baixa sucção durante a amamentação.
Classificação por cores
O Protocolo de Manchester é o método de triagem que classifica a prioridade dos atendimentos, utilizando uma tabela de cores que identifica o nível de gravidade dos sintomas. Veja o que representa cada cor:
- Vermelho: máxima urgência;
- Laranja: muito urgente;
- Amarelo: gravidade moderada;
- Verde: menor gravidade;
- Azul: atendimentos simples.
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