Governo do Estado envia 120 mil litros de água potável para famílias da Vila do Sucuriju, em Amapá
Ação humanitária destina, ainda, kits de alimentos e água mineral para amenizar os impactos da forte estiagem e salinização do rio.
Militares do Corpo de Bombeiros auxiliam no embarque e na distribuição dos materiaisO Governo do Estado enviou, na quinta-feira, 7, uma embarcação com cerca 120 mil litros de água potável, 115 kits de alimentos e 2,3 mil litros de água mineral, para atender mais de 100 famílias na Vila do Sucuriju, no município de Amapá. A medida faz parte da ação humanitária que busca amenizar os efeitos do severo período de estiagem e da salinização da água do rio.
Coordenada de forma integrada pela Defesa Civil Estadual, a Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e Companhia de Água e Esgoto (Caesa), a ação humanitária deve ocorrer até a próxima terça-feira, 12. Cerca de 30 servidores, entre militares do Corpo de Bombeiros e civis, irão realizar a distribuição de todo o material para a população.
Secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos“Devido a essa crise hídrica, provocada pela forte estiagem e da salinização, estamos atuando para ajudar essas famílias, que dependem da captação da água da chuva e por isso, enviamos água potável. Nós também enviamos kits de alimentos e água mineral, para amenizar a situações daqueles moradores”, destacou o secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos.
115 kits de alimentos e 2,3 mil litros de água mineral foram enviados para a Vila do SucurijuA logística busca atender o maior número de famílias possível e, ainda, vai fornecer 10 mil litros de água potável na comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, que na última semana recebeu uma grande ação humanitária do Governo do Amapá, com diversos serviços sociais.
“Temos a responsabilidade de levar alívio imediato e auxiliar na distribuição, pois, queremos atender essas famílias que enfrentam esses problemas em localidades de difícil acesso”, enfatizou a Assistente Social da Seas, Wilma Figueira.
Vila do Sucuriju
Situada na Foz do rio Amazonas, na costa do Amapá, a comunidade tem registros recorrentes de desabastecimento no segundo semestre de cada ano em virtude do fenômeno de salinização dos rios e a seca, pois com a falta de chuvas a população não consegue coletar e armazenar água potável. A salinização é um fenômeno natural que ocorre quando o oceano avança sobre rios de água doce, deixando o recurso natural impróprio para o consumo humano.
Cerca 120 mil litros de água potável beneficarão mais de 100 famílias
Equipe do Governo do Amapá está se deslocando para a localidade de Sucuriju levando água potável e kits de alimentosSerão atendidas mais de 100 famílias na região do Sucuriju, no município de Amapá
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!