‘A Folia entrega futuro, sonhos e esperança por meio da literatura’, destaca governador Clécio Luís na abertura de evento cultural no Amapá
Programação, que acontece no Parque do Forte até domingo, 10, na orla de Macapá, resgata história em cortejos culturais, contação de histórias e acesso a livros.
Governador Clécio Luís acompanhou abertura da Folia Internacional do AmapáOportunidade de contato com a diversidade da cultura local, nesta quinta-feira, 7, iniciou a Folia Literária Internacional do Amapá, programação gratuita que acontece no Parque do Forte, na orla de Macapá. Presente na abertura, o governador Clécio Luís evidenciou o impacto que eventos como este geram na sociedade.
“Esse é um momento mágico para a literatura, poesia, escrita e leitura no Amapá, pois a Folia vem festejar nossa produção poética e a vida dos nossos escritores e escritoras, como Fernando Canto e a professora Maria Helena Amoras. Eu gosto muito de entregar obras, mas assim, esse evento é muito especial, porque ele entrega futuro, sonhos e esperança por meio da literatura. É uma forma de perpetuar a nossa tradição, nossa história. Queremos que a cultura produza política pública, de preservação, memória, difusão e fomento, e esta folia tem capacidade de fazer isso”, afirmou o governador Clécio Luís.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA
Evento aconteceu no Parque do Forte, na orla de Macapá
No primeiro dia da programação, o show do cantor recifense Lenine celebrou a música e a poesia. Rodas de marabaixo, intervenções artísticas espontâneas e apresentações de músicos locais também celebraram a arte e a diversidade. Os homenageados da Folia Internacional do Amapá deste ano são o escritor e compositor Fernando Canto (in memoriam) e a escritora e poetisa Maria Helena Amoras.
"Ainda é difícil falar sobre o amor da minha vida, mas sabemos que ele foi para as estrelas e continua não só no meu coração, mas no de todos os amapaenses que conheceram a sua mente por meio do legado que ele deixou. Ele merece aplausos e honrarias, porque teve uma trajetória inteira voltado para nossa cultura”, frisou a esposa de Fernando Canto, Sônia Canto.
Esposa do homenageado Fernando Canto, Sônia Canto participou da abertura da Folia 2024
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
O evento conta com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, como a amapaense radicada no Rio de Janeiro, Lúcia Tucuju; Juraci Siqueira e Violeta Refskalefsky, do Pará; Rita de Podestá, de Minas Gerais; Itamar Vieira Júnior, da Bahia; José Inácio Vieira de Melo, de Alagoas; e Eliakin Rufino, de Roraima. A Folia também tem a participação internacional de Rosa Acevedo Marín, da Venezuela, e Dominique Martin, da Guiana Francesa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!