Amapá apresenta solução para combater impactos da salinização durante a 2ª Conferência de Águas do Bio-Plateaux, no Suriname
Estudo de caso realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) no arquipélago do Bailique, em Macapá, busca atender as peculiaridades da região.
Máquina de dessalinização aprovada após testes está em funcionamento na comunidade Rio Jordão, no BailiqueO Governo do Amapá apresentou um estudo de caso sobre as iniciativas de combate aos impactos da salinização no arquipélago do Bailique, em Macapá, durante 2ª Conferência de Águas do Bio-Plateaux, realizada de 30 de outubro e 2 de novembro, em Paramaribo, no Suriname. Os dados são resultados do monitoramento da salinização realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em 2023.
O evento internacional tratou sobre o compartilhamento de informações sobre os recursos hídricos e a biodiversidade do planalto das Guianas, que integra o Brasil, a Guiana Francesa e o Suriname, conectados pelos rios Maroni e Oiapoque. O evento, que antecede a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA) em 2025, reuniu representantes das três nações.
A iniciativa da Caesa realizou testes em 11 pontos ao longo dos rios da Comunidade Ponta da Esperança, Arraiol, Igarapé Grande, Furo do Cão, Freguesia, Bacaba, Gurijuba, Urucurituba, Carneiro, da Vila Progresso e Comunidade Itamatatuba. Os trabalhos avançaram e possibilitaram soluções técnicas mais adequadas para cadas região.
“O trabalho foi desafiador porque as águas são muito barrentas e há variação nos índices de turbidez e salinização de acordo com as marés e fases da lua. São inúmeros fatores que se diferenciam do processo de captar água do mar para dessalinizar. Por isso, definimos um sistema de dessalinização que atende às peculiaridades do tipo de água da região do Bailique e que tem autonomia para funcionar por energia solar”, explicou Jorge Amanajás, diretor-presidente da Caesa.
A máquina de dessalinização aprovada após testes com outros protótipos, já está em funcionamento na comunidade Campo do Jordão, no norte do Bailique. O próximo passo será a aquisição de mais equipamentos para todas as comunidades dessa região.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!