‘Estamos dando voz ao nosso povo’, relata escritora indígena em palestra na Folia Literária Internacional do Amapá
A professora de literaturas indígenas e narradora de histórias, Lucia Tucuju, se apresentou nesta sexta-feira, 8, na sala Aldeia dos Saberes do Governo do Estado.
Professora de literaturas indígenas, narradora de histórias, roteirista e atriz, Lúcia TucujuPara disseminar a cultura e fortalecer as raízes dos povos originários, a professora de literaturas indígenas, narradora de histórias, roteirista e atriz, Lúcia Tucuju, se apresentou nesta sexta-feira, 8, na sala Aldeia dos Saberes, durante a Folia Literária Internacional do Amapá.
A apresentação de Lúcia, da etnia Galibi-Marworno, envolveu o público em histórias e reflexões sobre identidade e ancestralidade, reforçando a missão da Folia Literária de promover a diversidade cultural. Com sua voz e atuação envolvente, ela demonstrou a importância de manter vivas as histórias dos povos indígenas e de continuar lutando para que suas tradições sejam respeitadas e preservadas.
“Eu tô muito feliz em estar aqui porque eu, como filha da terra, estamos dando voz ao nosso povo, desenvolvendo esse trabalho de disseminação do Amapá e indígena, então eu faço esse trabalho pelo Brasil afora. A folia é muito importante para trabalhar nossa história, onde podemos conectar os visitantes com o Estado, seja nos livros, seja no teatro ou no cinema”, destacou a escritora.
Lúcia envolveu o público em histórias e reflexões sobre identidade e ancestralidade
Durante sua apresentação na Folia Literária Internacional do Amapá, Lúcia Tucuju, compartilhou com o público o início de sua trajetória na literatura. Segundo a professora e narradora, sua entrada no universo literário ocorreu em sala de aula, quando começou a ensinar sobre suas raízes e tradições indígenas.
"Eu não tinha domínio de turma. Foi através das contações de histórias e das cantigas que minha avó me contava e cantava, que consegui ministrar. Isso me atraiu para escrever, e cada vez mais vou me encontrando com esse universo da ancestralidade, da minha história”, contou Lúcia.
Livros e histórias envolveram público
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
O evento conta com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, como a amapaense radicada no Rio de Janeiro, Lúcia Tucuju; Juraci Siqueira e Violeta Refskalefsky, do Pará; Rita de Podestá, de Minas Gerais; Itamar Vieira Júnior, da Bahia; José Inácio Vieira de Melo, de Alagoas; e Eliakin Rufino, de Roraima. A Folia também tem a participação internacional de Rosa Acevedo Marín, da Venezuela, e Dominique Martin, da Guiana Francesa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!