Roda de conversa promove leitura infantil e juvenil na Folia Literária do Amapá, realizada pelo Governo do Estado
A programação aconteceu nesta sexta-feira, 8, no auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, no Parque do Forte, em Macapá.
Com o tema ″Literatura Infanto-Juvenil e Formação de Leitores″, refletiu sobre o incentivo à leitura nas idades mais jovensNesta sexta-feira, 8, o auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim foi palco de um importante debate sobre a formação de leitores jovens, como parte da programação da Folia Literária do Amapá. Com o tema "Literatura Infanto-Juvenil e Formação de Leitores", o evento reuniu os artistas Francisco de Assis Valentim, Angela de Carvalho e Elaine Oliveira, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre o incentivo à leitura nas idades mais jovens.
A roda de conversa teve como objetivo discutir as estratégias e os desafios para aproximar as crianças e adolescentes do universo literário. Os artistas abordaram temas como o papel da literatura no desenvolvimento emocional e intelectual, bem como a importância de criar espaços de leitura nas escolas e nas comunidades.
"A leitura é um passaporte para um mundo de possibilidades e descobertas, e cada criança deve ter o direito de fazer parte desse mundo. Acredita que por meio da literatura, é possível despertar valores fundamentais, como o respeito à diversidade e a valorização do meio ambiente, temas que permeiam muitos de seus textos”, afirma Francisco Assis.
Artista Francisco de Assis Valentim
Durante a roda de conversa na Folia Literária do Amapá, Angela de Carvalho destaca o poder das histórias como ferramenta de aprendizado e conexão emocional. Ela enfatizou a importância de oferecer narrativas com as quais as crianças possam se identificar, abordando temas relevantes para a realidade delas.
"É fundamental que os jovens leitores se vejam representados nas histórias, pois isso cria um vínculo mais profundo com a leitura. As histórias que representam a realidade das crianças do Amapá são fundamentais para fortalecer o vínculo entre os jovens leitores e a leitura, além de contribuir para o senso de pertencimento e identidade cultural”, finaliza Angela.
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!