Ferramentas tecnológicas de desenvolvimento foram apresentadas durante o Simpósio no Museu Sacaca
Encontro este ano traz a temática “Geotecnologia como instrumento de prognóstico, monitoramento e de gestão ambiental”
Universitários e a comunidade em geral puderam conhecer, detalhadamente, as especificidades e os avanços que a Base Cartográfica e a Rede Geodésica representam no desenvolvimento do Amapá. As duas ferramentas tecnológicas foram apresentadas na quarta-feira, 23, durante o IV Encontro de Ciências Ambientais (ECAAP), no Museu Sacaca.
O encontro, que este ano traz a temática “Geotecnologia como instrumento de aplicação interdisciplinar de prognóstico, monitoramento e de gestão ambiental”, é realizado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e do Meio Ambiente (Sema). O objetivo foi demonstrar o potencial de utilização das informações contidas nos dois mecanismos para as mais diversas áreas.
“Levar ao conhecimento dos universitários e da população, o potencial dessas ferramentas e a forma eficaz as quais irão contribuir com o estado, é extremamente importante. Todos que tem a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento desses mecanismos ficam impressionados. O Amapá está muito bem servido com essas ferramentas”, destacou o secretário de Planejamento do Amapá, Antônio Teles.
A Base Cartográfica foi apresentada pelo Exército Brasileiro de forma dinâmica, ponderando pontos que foram desde as coletas de dados, visitas de campo, rotina de trabalho até a fundamentação das peças finais.
As ferramentas poderão ser utilizadas no planejamento e gestão de áreas como infraestrutura, saúde, segurança, ordenamento territorial e monitoramento ambiental. O Estado investiu aproximadamente R$ 23 milhões nos dois projetos.
O IV Encontro de Ciências Ambientais (ECAAP) segue até a próxima sexta-feira, 25, quando também contará com uma feira de exposição no Monumento Marco Zero.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!