Plano Nacional de Cultura é construído na Folia Literária Internacional do Amapá do Governo do Estado
Evento visa fortalecer o mercado editorial, além de apresentar escritores, músicos e formar novos leitores. Ação prossegue até domingo, 10.
Representantes de diversos segmentos da cultura participaram da Oficina para o Plano Nacional de Cultura (PNC) do AmapáRepresentantes de diversos segmentos da cultura no estado participaram na sexta-feira, 9, da oficina para o Plano Nacional de Cultura (PNC) do Amapá. O encontro aconteceu na Folia Literária Internacional do Governo do Estado, no espaço Aldeia dos Saberes Bruna Karipuna, na orla de Macapá.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, é um desdobramento do que foi discutido na Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em março, em Brasília. A coordenadora geral do Comitê, Mirela Araújo, falou que, para a construção de Plano, é primordial a participação dos estados brasileiros.
“O Ministério da Cultura retorna a todos os estados para construir em conjunto com as pessoas, os objetivos e metas que vão direcionar esse plano de 10 anos para cultura do nosso país. Estamos alinhados com as gestões, sendo muito oportuno que a gente esteja fazendo isso no momento da Feira Literária Internacional do Amapá", frisou Mirela.
Coordenadora geral do Comitê de Cultura, Mirela Araújo
O diálogo para a construção do Plano Nacional continua neste sábado, 9. A coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Amapá, Rayanne Penha, discorreu sobre a importância de ouvir a sociedade civil.
“Esse momento é primordial para a construção do Plano Nacional, que estamos evoluindo há um ano, desde as Conferências Municipais. Já tivemos também momentos de escutas online com os territórios, e agora estamos fazendo a formação presencial, para que a sociedade civil possa trazer suas demandas, e a gente, enquanto gestão, possa absorvê-las para construir um Plano realmente inclusivo", contou Rayanne.
Debate para a construção do Plano continua neste sábado, 9
Um dos participantes foi o conselheiro do segmento audiovisual, Marcelo Lima, de 55 anos, que atua há quase quatro décadas, e destacou a importância da atividade.
“É muito significativo o fortalecimento das políticas públicas por meio do Ministério da Cultura e os incentivos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que ajudam a movimentar a área, principalmente o audiovisual, que é muito abrangente. Isso ajuda a desenvolver ainda mais o Amapá e a Região Norte”, disse o conselheiro.
Conselheiro do segmento audiovisual, Marcelo Lima, de 55 anos
Folia Literária
O Governo do Estado promove até este domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!