Autores debatem sobre negritude e identidades da Amazônia durante Folia Literária Internacional, realizada pelo Governo do Estado
Encontro reuniu poesia, música e muita diversidade cultural no auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, no Parque do Forte, em Macapá.
Evento abordou a consolidação da Amazônia dentro do contexto literárioCom o intuito de divulgar as produções literárias dentro da temática “Negritude e Identidades da Amazônia”, o Governo do Amapá promoveu um encontro de autores renomados que explanaram sobre o assunto e divulgaram suas obras para o público presente. A iniciativa faz parte da programação da Folia Literária Internacional, e aconteceu na sexta-feira, 8, no auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, no Parque do Forte, em Macapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA
Umas das palestrantes presentes foi a professora e escritora Negra Áurea, que destacou a importância de ter um olhar especial para essa temática, pois ela traz a diversidade e também a demarcação da Amazônia Negra como território pertencente.
“Fico feliz em estar aqui, numa mesa com outros autores incríveis, mostrando o meu trabalho para outras pessoas. A Folia Literária é uma das grandes ideias que o Governo do Estado dá oportunidade para nós, escritores, mostrarmos projetos que valorizam nossa cultura e identidade“, destacou a autora.
Professora e escritora, Negra Áurea, explanando sobre a temática
Outra participante da mesa temática foi a professora do curso de letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosa Acevedo. Colombiana, ela se apaixonou pelo Brasil e se aprofundou em divulgar obras com a temática da Amazônia.
“Fico honrada em participar de um evento tão grandioso como esse, e fiquei muito feliz com esse convite. A Folia Literária Internacional aborda a importância e grandiosidade da diversidade que temos aqui na Amazônia, e que deve ser cada vez mais valorizada”, descreveu Rosa.
Professora e escritora convidada da UFPA, Rosa Acevedo
A professora de história, Suzy Santos, revelou que estava ansiosa para prestigiar a mesa de conversa, e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
“Essa contribuição foi riquíssima para mim. Como professora, eu geralmente costumo trabalhar com meus alunos a questão da ancestralidade e identidade negra. Então, além de estudar e pesquisar, poder ouvir escritores como a Negra Áurea é importante demais na minha formação. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de participar de mais uma edição do Folia literária”, revelou Suzy.
Professora de história, Suzy Santos
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!