Oficina de contos literários e produção textual reúne acadêmicos e estudantes na Folia Literária Internacional do Amapá
Participantes puderam exercitar a criatividade e aprender técnicas para construir um conto em evento do Governo do Estado no Parque do Forte, em Macapá.
Momento buscou exercitar a criatividade e práticas de escritaPara incentivar a criatividade e a importância de construir obras voltadas para o gênero textual de contos, o Governo do Estado trouxe para a Folia Literária Internacional do Amapá, que aconteceu no Parque do Forte até o domingo, 10, em Macapá, a escritora mineira Rita de Podestá com a oficina “Destravando o Texto”.
A programação reuniu acadêmicos e estudantes do ensino médio da rede de ensino estadual, com o intuito de exercitar a criatividade e práticas de escrita. Para o sucesso na ação, a preletora orientou que todos lessem cotações literárias e escrevessem coisas aleatórias que viessem à mente.
“Estamos conversando sobre formas de trazer a inspiração através da prática. Por meio do exercício da escrita, que não é muito institucionalizada, podemos conseguir grande significado e valor para a cultura e construção da nossa sociedade", descreveu Rita.
Essa é a primeira vez que Rita ministra uma oficina no Amapá
O estudante do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Benigna Moreira Sousa, José Soares, de 16 anos, revelou que nunca tinha participado de uma oficina literária.
“Fico feliz em poder ter a oportunidade de aprender com uma profissional tão talentosa como a Rita. Espero praticar cada vez mais a escrita, pois sei que ela é de suma importância para todos nós“, revelou o jovem.
Estudante do 2° ano do ensino médio, José Soares, de 16 anos
A adolescente Renata Kelly, de 17 anos, que é colega de classe de José, também ficou empolgada com a oficina e revelou que se apaixonou ainda mais pelo universo dos contos literários, e que é uma das suas possibilidades de carreira.
“Realmente é um universo incrível, e estou amando aprender tantas coisas boas, além de praticar minha criatividade. Vou ficar bastante atenta, pois espero participar da Folia Literária todos os anos“, destacou Renata.
Adolescente Renata Kelly, de 17 anos
Folia Literária
A Folia Literária Internacional do Amapá é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. O evento visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!