Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Escritor Joãozinho Gomes lança livro durante a Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado

Obra 'Sendas de Ápacam' foi autografada pelo autor no espaço Gengibirra Literária Isnard Lima, no Parque do Forte, em Macapá.

Por Ana Anspach
09/11/2024 18h20

Joãozinho Gomes lançou 'Sendas de Ápacam' no espaço Gengibirra Literária Isnard LimaNa sexta-feira, 8, o espaço Gengibirra Literária Isnard Lima, na Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, foi o local do lançamento de mais um livro do escritor e poeta Joãozinho Gomes. Intitulado "Sendas de Ápacam", que faz parte de uma trilogia, o lançamento reuniu fãs e novos leitores, que tiveram seus livros autografados.

Joãozinho Gomes destacou que "Sendas de Ápacam" é um livro com poemas diversos sobre a região amazônica, fundida de maneira inventiva e criativa com a mitologia grega. O último livro da trilogia, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2025, tem o título Cerne da Pedra.

“Essa obra, que é a segunda que eu lanço, trata sobre mitologia amazônica e mitologia grega, deuses e lendas conhecidos. Além disso, tenho mais três livros prontos. 'Sendas de Ápacam' me permite mostrar para o mundo a poesia que escrevo há mais de 50 anos, principalmente para a juventude, a fim de que possamos colaborar com a formação de novos leitores e talentos”, frisou Gomes.

Artista possui legado para a cultura amapaense

O curador pela segunda vez da Folia Literária Internacional do Amapá e idealizador de projetos culturais, Joãozinho Gomes, explicou que a Folia é tão importante para ele como uma de suas obras.

“Desde o início, o governador Clécio Luís, a secretária Clícia e outros companheiros estamos juntos. Se não fosse a sensibilidades desses gestores, se não houvesse políticas culturais, não teríamos a Folia. Antes de ser eleito, Clécio já dizia que queria fazer um movimento como esse, por compreender como é importante um evento literário para o ser humano e como isso pode modificar a vida das pessoas. Essa é uma das funções da Folia, estimular talentos que estão espalhados por aí e que querem escrever”, finalizou o escritor.

Livro 'Sendas de Ápacam' faz parte de uma trilogia

Sobre Joãozinho Gomes

É poeta, cantor e compositor, ao longo de mais de 30 anos em Macapá, vem construindo uma sólida obra lítero-musical. É reconhecido por suas parcerias com diversos compositores e por sua contribuição para a evolução da música brasileira no Estado do Amapá.

Além disso, destaca-se como idealizador e curador de projetos culturais como o “Letras de Ápacam” e a “Folia Literária Internacional do Amapá”, que promovem a valorização da cultura local e o intercâmbio cultural. Seu projeto “Tambores do meio do mundo” também é destacado pela sua inovação e celebração da diversidade cultural. Recentemente, lançou o CD “Timbres e temperos”.

Lançamento aconteceu na Folia Literária Internacional do Amapá

Folia Literária

O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!