Governo do Estado promove debate sobre literatura e música durante Folia Literária Internacional do Amapá
Durante o debate, artistas abordaram a intersecção entre os elementos, discutindo como essas linguagens artísticas influenciam em suas obras.
A programação contou com a presença dos artistas Zé Miguel, Rafael Senra, Thiago Amud e Celso ViáforaNeste sábado, 9, o auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim foi palco de um debate enriquecedor sobre literatura e música, promovido pelo Governo do Estado. O evento integra a programação da Folia Literária Internacional do Amapá, que busca fomentar a cultura e promover o encontro entre grandes nomes das artes locais e nacionais.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA
A programação contou com a presença dos artistas amapaenses Zé Miguel e Rafael Senra, além de representantes de outras regiões do Brasil, como o músico e compositor Thiago Amud, do Rio de Janeiro, e o paulistano Celso Viáfora, trazendo uma troca de experiências rica e diversificada. Durante o debate, os artistas abordaram a intersecção entre literatura e música, discutindo como essas linguagens artísticas se influenciam e se complementam na criação de suas obras.
"Acredito que a música tem o poder de carregar a essência do nosso povo e de nossas tradições. Quando canto sobre o Amapá, sobre a nossa Amazônia, sinto que estou contando a história de todos nós. É uma honra poder representar essa terra e ver que a nossa cultura está cada vez mais viva e forte. É isso que me motiva a continuar compondo e levando o nosso Estado para o mundo”, destacou Zé Miguel.
Professor, cantor e compositor, Zé Miguel
Quem também compartilhou sua experiência foi o cantor e compositor Thiago Amud. Conhecido por suas composições poéticas e complexas, ele abordou durante o evento a importância de unir a música à literatura, explorando como essas duas formas de arte podem dialogar e se enriquecer mutuamente.
“Para mim, a música é uma forma de literatura cantada, onde cada verso é uma história e cada nota uma emoção. É uma alegria estar aqui no Amapá, trocando ideias com artistas locais e conhecendo uma cultura tão rica e diversa. Essa troca de experiências entre as regiões do Brasil fortalece nossa música e nossa identidade como artistas", reforçou Amud.
Cantor e compositor, Thiago Amud
Folia Literária
O Governo do Estado promove até este domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!