Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA LITERÁRIA

Autoras lançam livros independentes durante Folia Literária Internacional do Amapá, realizada pelo Governo do Estado

Ana Tracaioly e Bárbara Costa Ribeiro falam sobre o sentimento de perda e memórias afetivas. Momento aconteceu no Parque do Forte, em Macapá.

Por Vithória Barreto
10/11/2024 10h20

Da esquerda para a direita, escritora Ana Tracaioly e a professora e doutora em Letras, Bárbara RibeiroA Folia Literária Internacional do Amapá é um espaço para o lançamento de obras e valorização de novos escritores amapaenses. No sábado, 9, os visitantes do evento puderam conhecer os lançamentos de Ana Cristina Tracaioly e Bárbara Costa Ribeiro, apoiados pelo Governo do Estado.

As obras, confeccionadas de forma independente, foram apresentadas no palco livre Ibis Amazonas, um dos inúmeros espaços montados no Parque do Forte, em Macapá, para receber os visitantes da feira.

Em uma imersão pela literatura infanto-juvenil, a escritora Ana Cristina Tracaioly apresenta “A saga do periquitinho”, um livro para crianças que mostra a realidade sobre a vida contando a história de um pequeno pássaro. Os altos e baixos, ganhos e perdas, alegrias e tristezas e por fim, a morte, fazem parte do arco do personagem, que ganha o coração dos leitores de todas as faixas etárias.

“'A saga do Periquitinho' tem o objetivo de mostrar aos pequenos que a nossa vida não é um conto de fadas, mas que tudo nos desenvolve e nos fortalece. É uma história envolvente, que incentiva a trabalhar os sentimentos das crianças para os episódios da vida real”, destacou a autora.

Escritora Ana Cristina Tracaioly apresentou a obra 'A saga do periquitinho'

Memórias de um amor eterno

A professora e doutora em Letras, Bárbara Costa Ribeiro, de 30 anos, transformou todo o amor e admiração que sente pela avó, Maria de Nazaré, falecida em 2018, em uma coletânea de 11 textos escritos em diferentes momentos de sua vida.

O fanzine “Morada da Chuva” eterniza as memórias de Nazaré com lembranças da infância de Bárbara junto da avó, dialogando com a forte saudade expressa nos textos. Em uma apresentação física simples e intimista, a revista é produzida de forma manual e com números limitados.

“O desejo de escrever sobre minha avó vem da vontade de reparar a memória de tudo que ela foi, de dizer ao mundo o quanto ela era importante, e hoje estou lançando essa fanzine e sendo abraçada pela Folia Literária, que aceitou esse formato de trabalho que é muito simples, mas cheio de simbologia”, disse a escritora.

Bárbara Costa Ribeiro lançou o fanzine 'Morada da Chuva'

Folia Literária

O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!