Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA LITERÁRIA

Governo do Estado expõe obras de arte e realiza atividades interativas na Folia Literária Internacional do Amapá

Atividade é coordenada pelo Centro de Educação Profissional Cândido Portinari. Evento segue até este domingo, 10, no Parque do Forte, em Macapá.

Por Kelison Neves
10/11/2024 09h35

Centro Cândido Portinari expõe obras e realiza atividades interativas na Folia Literária InternacionalCentro Cândido Portinari expõe obras e realiza atividades interativas na Folia Literária InternacionalDesde o primeiro dia da Folia Literária Internacional 2024, o Governo do Estado está apresentando ao público obras de arte, esclarecendo informações sobre os cursos e promovendo atividades interativas como o desenho de caricaturas no Parque do Forte, em Macapá.

A atividade é coordenada pelo Centro de Educação Profissional e Artes Visuais Cândido Portinari. De acordo com o diretor do centro, José Edivan Boiba, divulgar a arte local é trabalho essencial para promover a valorização e fortalecimento da cultura e literatura amapaense.

“Esse evento é muito importante para divulgar a arte, a cultura e literatura produzida por quem nasceu e vive aqui, o que gera reconhecimento e estimula o surgimento de novos artistas. Mas, além disso, estar na Folia Literária Internacional é bom para divulgarmos os nossos cursos e a produção artística de professores e estudantes do Cândido Portinari, que possuem um potencial incrível”, disse Boiba.

Diretor do Centro de Educação Profissional e Artes Visuais Cândido Portinari, José Edivan BoibaDiretor do Centro de Educação Profissional e Artes Visuais Cândido Portinari, José Edivan Boiba

O agente dos Correios José Garcia, de 59 anos, aproveitou a folga de fim de semana para conhecer mais sobre o maior centro artístico do Amapá, e ainda ganhou uma caricatura de presente.

“Ter essa gama de programações à nossa disposição é excelente, porque nos aproxima mais da nossa própria cultura, que deixamos às vezes um pouco de lado em virtude das atividades do dia a dia. Este tipo de ação tem o meu apoio e quero que continue tendo mais. Hoje, inclusive, vou levar a minha caricatura de recordação deste grande evento”, disse o visitante.

Agente dos Correios, José Garcia, de 59 anosAgente dos Correios, José Garcia, de 59 anos

A obra de arte foi produzida pelo professor de desenho e pintura Da Gama, de 59 anos, que avaliou como positiva o envolvimento da população com o segmento de cultural e artístico.

“Fico muito grato ao ver o Centro Cândido Portinari recebendo a valorização que merece, porque depois de tanto tempo distante, a gente voltou para o nosso prédio no Centro de Macapá e, agora, estamos nesse belo espaço de convivência mostrando para a comunidade o grande potencial artístico que o Amapá tem”, disse o professor.

Professor de desenho e pintura do Centro Cândido Portinari, Da Gama, de 59 anos Professor de desenho e pintura do Centro Cândido Portinari, Da Gama, de 59 anos

Novo Cândido

O novo prédio entrou em obras em setembro de 2014 e passou por períodos de paralisação, além de trâmites administrativos de rescisão de contratos com empresas. A atual gestão possibilitou a finalização da obra, seguindo o Plano da gestão de compromisso com a infraestrutura da educação. O projeto arquitetônico de adequações, obras e intervenções foi coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e levou em consideração as linhas arquitetônicas da instituição histórica do Amapá.

Prédio foi inaugurado em agosto deste ano pelo governador do Amapá, Clécio LuísPrédio foi inaugurado em agosto deste ano pelo governador do Amapá, Clécio Luís

Folia Literária

O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Cultura