Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA LITERÁRIA

Folia Literária do Amapá: Governo do Estado traz autores internacionais e realiza debate sobre cooperação cultural entre fronteiras

Encontro reuniu poetas, escritores, professores e estudantes no auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, no Parque do Forte, em Macapá.

Por Kelison Neves
10/11/2024 10h00

Literatura de fronteira é tema de debate na Folia Literária InternacionalCom o objetivo de debater sobre produções literárias dentro da temática “As literaturas de fronteira: modos de ler e escrever o espaço”, o Governo do Amapá promoveu um encontro de autores renomados que explanaram sobre o assunto e relataram experiências vividas para o público presente. A iniciativa faz parte da programação da Folia Literária Internacional, e aconteceu no sábado, 9, no auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, no Parque do Forte, em Macapá. 

Um dos palestrantes do evento foi o poeta e escritor Dominique Martin, da Guiana Francesa, que destacou que a literatura transfronteiriça é um movimento único, que retrata e conta a história de mais de um povo.

“Os rios que delimitam fronteiras são meios de comunicação, não barreiras, onde a arte, poesia e literatura, criadas nesses lugares, às vezes tem muito em comum com o que acontece do outro lado do rio. Hoje, eu quero dizer que realmente participei de um encontro literal, porque encontrei verdadeiros artistas, escritores, poetas, deste lado da fronteira”, disse o francês.

Evento mostrou a cooperação entre as fronterias para realizar atividades culturais

Um das coordenadoras da Folia Literária Internacional, Ana Caroline Santos, ressaltou que discutir a temática serviu para fortalecer a relação entre artistas amapaenses e guianenses.

“Esse debate nos mostrou, por exemplo, que as vozes que ecoam na Guiana Francesa se encontram com as daqui e a gente percebe que não estão tão distantes. Essas conversas ampliam as nossas perspectivas para outras narrativas e discussões, para nos entendermos enquanto leitores, escritores e pessoas de fronteira”, disse Ana.

Uma das coordenadoras da Folia Literária Internacional, Ana Caroline Santos

Com o objetivo de conhecer mais sobre a literatura de fronteira, a professora de história Suzi Santos, de 40 anos, disse que o encontro promovido pelo Governo do Estado foi um prato cheio de conhecimentos, que vai enriquecer mais os ensinamentos repassados em sala de aula.

“Para mim, participar desse evento está sendo fundamental para entender mais sobre as questões das fronteiras no país, principalmente, a nossa com a Guiana Francesa. Ter essa experiência na literatura é poder ter um papel a mais para trabalhar com os meus alunos”, destacou a educadora.

Professora de história Suzi Santos, de 40 anos

Folia Literária

O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!