Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA LITERÁRIA

'A cultura segue viva e sendo o alimento da alma', declara poeta roraimense ao participar da Folia Literária Internacional do Amapá

Artista Eliakin Rufino é um dos convidados pelo Governo do Estado para o evento que segue até este domingo, 10, no Parque do Forte, em Macapá

Por Paolla Gualberto
10/11/2024 15h26


Poeta letrista e roraimense, Eliakin Rufino
O Governo do Amapá segue fomentando a cultura e impulsionando artistas regionais durante a Folia Literária Internacional do Amapá, que segue até este domingo, 10, no Parque do Forte, em Macapá. Durante a programação, artistas podem se apresentar e dissertar sobre a sua história na literatura e música, além de debaterem sobre a junção dos elementos artísticos para a composição de suas obras.

Poeta letrista de Roraima, Eliakin Rufino é um dos convidados do evento, e enfatizou a importância de trabalhar com a união entre os elementos literários e musicais, para compor os espaços de criação cultural.

"Essa aproximação da literatura e com diferentes ritmos é o que nos identifica como artistas da Música Popular Brasileira, revelando a grandeza da produção literária. O Amapá possui uma identidade cultural muito forte e é sempre uma alegria, prazer e honra voltar a esta terra. A cultura segue viva e sendo o alimento a alma", afirmou Rufino.

Artistas locais e nacionais se reuniram para debater sobre composições musicais e literárias

Mais artistas participaram da roda de conversa sobre os desafios, produção e integração das composições literárias, como os paraenses Nilson Chaves e Alonso Júnior, além do amapaense Osmar Júnior.

O cantor e compositor, Nilson Chaves, destacou que o evento tem sido extraordinário, com ideias, propostas e uma organização que possibilita a interação entre os artistas.

"É uma forma de mostrar um pouco sobre a forma que contribuímos com a música amazônica no contexto geral. Minha relação com a poesia é muito próxima e prazerosa, então o evento promove esse fomento cultural importante para a arte amazônica", reforçou Chaves.

Cantor e compositor, Nilson Chaves

Folia Literária

A Folia Literária Internacional do Amapá é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. O evento visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!