Folia Literária Internacional: público aprende a confeccionar e manipular fantoches em oficina do Governo do Amapá
Atividade aconteceu no Parque do Forte, em Macapá, e explorou construção de personagens, desenvolvimento de enredos e trabalho em equipe.
Durante a ação, foi visto o processo de criação e manipulação de fantochesA Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado no Parque do Forte, em Macapá, foi palco da Oficina de Fantoches. Destinada a jovens e adultos, a atividade teve como objetivo explorar o potencial criativo dos participantes por meio da arte de contar histórias com bonecos, além de introduzir técnicas de expressões artísticas e cênicas.
Mediante dinâmicas e exercícios práticos, o público aprendeu o processo de criação e manipulação de fantoches, explorando a construção de personagens, desenvolvimento de enredos e o trabalho em equipe. A ação foi ministrada pela artesã Maria do Rosário, que compartilhou com entusiasmo a satisfação em instruir novas pessoas.
“Esta é a primeira vez que trabalho ensinando outras pessoas, e fico muito feliz pela oportunidade. É importante repassar conhecimentos e ajudar mesmo quem está começando do zero. Agradeço à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo pela confiança no meu trabalho, que a partir de agora vai contribuir com outros", frisou Maria.
Artesã e ministrante da oficina, Maria do Rosário
Entre os participantes do momento, estava a artesã Lucidalva Pena, que viu na oficina a chance de aprimorar seu trabalho e ganhar uma renda extra,
"Como empreendedora, sei que esse curso vai agregar ainda mais valores na minha produção. Trabalho em feiras e eventos, e agora vou estar ainda mais preparada para fazer lindas peças", comentou Lucidalva.
Folia Literária
A Folia Literária Internacional do Amapá é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. O evento visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!