Folia Literária Internacional: shows nacionais e regionais marcam evento do Governo do Amapá
Artistas Thiago Amund, Oneide Bastos, Elianik Rufino e João Amorim subiram em palco às margens do Rio Amazonas, em Macapá.
Durante o evento, Oneide Bastos fez uma homenagem ao poenta Fernando CantoÀs margens do Rio Amazonas, artistas culturais marcaram o terceiro dia da Folia Literária internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, no Parque do Forte, em Macapá. O maior evento literário da Amazônia reuniu no sábado, 9, no Palco Remanso, artistas nacionais e regionais que marcaram a noite com sonoras poéticas.
A abertura foi com o cantor carioca Thiago Amund, que levou um repertório rico nas melodias seguidas de prosas e acordes de frevo. Em seguida, a voz tucuju de Oneide Bastos tomou conta do cenário e emocionou o público com uma singela homenagem ao poeta Fernando Canto.
O cantor carioca Thiago Amund levou sonoras poéticas e prosas aos amapaenses
Na multidão, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes, figuras símbolo da música amapaense que costumam sempre estar no palco, dessa vez estavam na plateia prestigiando outros artistas e expressando admiração.
“Vejo que isso é uma troca de poder mostrar para as outras pessoas, poetas que vieram nesse evento, um pouco da nossa história e dos nossos artistas. Então, me sinto muito feliz em saber que esse momento está acontecendo aqui no meu lugar, aqui em frente ao Rio Amazonas, e poder prestigiar outros grandes cantores e poetas”, declarou Patrícia Bastos.
Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes apreciaram outros artistas
Por fim, o momento festivo encerrou com as apresentações do cantor nacional, poeta e jornalista brasileiro, Elianik Rufino, e o artista regional João Amorim, que animaram os visitantes. Amapaense e professora, Luciane Silva, de 39 anos, nunca havia participado da Folia Literária Internacional do Amapá, e comentou o desejo de voltar em futuras edições.
“Hoje, estou muito feliz de participar desse evento maravilhoso. Esses movimentos fomentam a cultura do estado, e a gente aprende um pouco sobre os escritores locais, pois pude ver recitais de poesias e tive contato com o grupo de marabaixo. Mal posso esperar para voltar em uma nova edição da Folia Literária”, pontuou Luciane.
Professora Luciane Silva, de 39 anos
Folia Literária
O Governo do Estado promove até este domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!