Folia Literária Internacional encerra com mistura de ritmos do Amapá, Pará e Suriname, em Macapá
Poetas Azuis, Ray Neiman, Nilson Chaves, Celso Viáfora, Vital Lima e convidados animaram o público no domingo, 10, durante a programação do Governo do Estado.
Poeta Azuis encantam o público com música e poesiaA segunda edição da Folia Literária Internacional, promovida pelo Governo do Amapá encerrou no domingo, 10, com uma vasta programação cultural que atraiu milhares de visitantes ao Parque do Forte, às margens do rio Amazonas, na orla de Macapá.
No palco Remanso, a noite foi embalada pela música dos Poetas Azuis, do Amapá, pelo zouk e pop de Ray Neiman, do Suriname, com participação especial de Patrícia Bastos e Finéias Nelluty, e o melhor da música nortista com os renomados Nilson Chaves, Celso Viáfora e Vital Lima.
Nilson Chaves (centro) com Celso Viáfora e Vital LimaCom o objetivo de fomentar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, valorizando a cultura e a arte, a Folia Literária reuniu diversas editoras para a comercialização de livros, lançamento de obras literárias e inúmeros espaços de discussão no segmento da literatura.
Os escolhidos para serem homenageados neste ano foram o escritor e compositor Fernando Canto, que faleceu aos 70 anos no dia 29 de outubro, e a escritora e poetisa natural do município de Amapá, Maria Helena Amoras.
Estudante Paula BarrosA estudante Paula Barros, de 23 anos, esteve presente em dois dos três dias de evento, que iniciou na sexta-feira, 8. Entusiasta da cultura, ela prestigiou os shows no palco Remanso.
“Fico feliz que esse tipo de celebração se tornou algo presente na nossa cidade, pois é um evento muito importante para o estado do Amapá. Ele valoriza e expõe o artista amapaense nos palcos, e os escritores amapaenses que se destacam na literatura”, disse a jovem.
A assistente administrativa Regiane Souza, de 37 anos, é visitante da Folia Literária desde a primeira edição em 2023, e elogia a realização do evento pelo Governo do Estado.
Assistente administrativa, Regiane Souza“Vim no ano passado, e estou vindo hoje novamente. É um momento de grande satisfação para nós amapaenses, que podemos compartilhar e apreciar a cultura amapaense e internacional. O Governo do Amapá está de parabéns por privilegiar a nossa gente com a valorização da literatura”, destacou Regiane.
Folia Literária Internacional
O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras apresentaram obras literárias, com rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, oficinas e shows musicais. Houve ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Ray Neiman, do Suriname, com a cantora Patrícia BastosZouk e pop de Ray Neiman, do Suriname, e o amapaense Fineias Nelluty
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!