Governo do Estado promove debate sobre política e memória durante Folia Literária Internacional do Amapá
Artistas nacionais narraram inspirações para obras ficcionais com teor crítico e filosófico. Momento aconteceu no Barracão das Multivozes Francisco Valentim, localizado no Parque do Forte, em Macapá.
Escritores José Melo e Lulih Rojanski debateram imaginário e memóriaDurante a Folia Literária Internacional, promovida pelo Governo do Estado, o auditório Barracão das Multivozes Francisco Valentim, localizado no Parque do Forte, em Macapá, foi palco no domingo, 10, de uma mesa temática sobre literatura, política e memória com nomes da arte local e nacional.
Com mediação do poeta nordestino, José Inácio Vieira de Melo, a escritora amapaense, Lulih Rojanski, e o jornalista e escritor brasiliense, Maurício Melo Júnior, explanaram como a ficção está ao lado da memória para manter no imaginário fatos históricos.
“Fico muito surpreso com a estrutura do evento, e principalmente com a presença do público, que é muito acolhedor. O Amapá é um aliado da literatura, e isso me deixa empolgado para vir até esta terra maravilhosa compartilhar experiências", destacou o jornalista Maurício Júnior.
Jornlaista Maurício Melo Júnior demonstrou a utilização de fatos históricos em seu livro
Quem também compartilhou sua experiência foi poeta e compositor maranhense, Salgado Maranhão, que participou ativamente do debate, acrescentando informações e trocando memórias com os escritores convidados, reforçando a importância da imaginação para a escrita criativa.
“Este é um tema para quem trabalha com imaginação e memória, porque o escritor imagina diversos passados. Mesmo que eles não existam, podemos transformar essa mentalidade em um ato político e filosófico", reforçou o poeta.
Poeta e compositor maranhense, Salgado Maranhão
Folia Literária
O Governo do Estado promoveu a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras fizeram exposições de obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Contendo também, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
Durante o debate, Lulih Rojanski declamou um trecho de seu livro, 'Feras Soltas'
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!