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Governo do Amapá passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional em formato hibrido

A CIN poderá ser emitida sem agendamento para grupos prioritários mediante comprovação. Demais solicitações continuam por agendamento prévio.

Por Alice Valena
12/11/2024 12h08

Atendimentos passam a ocorrer sem agendamento para grupos prioritários. Demais casos seguem por agendamentoO Governo do Amapá passou a emitir de forma híbrida, desde a segunda-feira, 11, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), para dar celeridade aos processos solicitados pela população. Os atendimentos podem ser solicitados pelo portal AP Digital e presencialmente, para grupos prioritários e demandas urgentes.

A iniciativa busca facilitar o procedimento para quem busca o serviço de forma espontânea nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil), que registra mais de 55% de cidadãos que agendam o serviço, mas deixam de comparecer. 

“O Super Fácil cumpre em sua essência a oferta de cidadania à população. Desde o início da emissão da CIN, o atendimento espontâneo para o público prioritário já ocorre em nossas unidades. Reorganizamos a agenda priorizando os atendimentos presenciais emergenciais e reservando um menor percentual das vagas diárias, para o público que deseja ser atendido de forma agendada pelo portal de serviços do Governo do Amapá”, pontua a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo.

Mais de 55% dos cidadãos que agendam o serviço no Super Fácil, deixam de comparecerAgora, o atendimento poderá ser realizado presencialmente nas unidades do Super Fácil na região metropolitana de Macapá e Santana, além do posto avançado da Polícia Cientifica sem agendamento para cidadãos que se enquadrem nos critérios de prioridade por lei e casos excepcionais como saúde, viagem, judiciais, processos seletivos de trabalho ou educação, programas sociais, furtos ou roubos. Todos mediante comprovação documental.  

Já o atendimento não prioritário continua a ser realizado mediante agendamento no portal AP Digital. Para iniciar a emissão, o cidadão precisa estar com a Certidão de Nascimento ou Casamento original e comprovante de residência. Caso a certidão esteja plastificada ou avariada (rasgada, amassada, emendada com fitas ou cola), é necessária a cópia autenticada no cartório. A foto é feita de forma digital durante o atendimento, não podendo usar roupa na cor branca.

É valido destacar que o Sistema Super Fácil efetua o atendimento e abertura dos processos de emissão do documento de identidade. Porém, a validação passa por órgãos federais, como a Receita Federal e do Ministério da Justiça. O Amapá ainda aguarda a aprovação dos processos para iniciar a entrega das CIN para os usuários que já solicitaram.  

Validação do documento passa por órgãos federais, como a Receita Federal e do Ministério da Justiça

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