Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

'Viabiliza nossos projetos e linhas de crédito', diz quilombola ao receber cadastro ambiental rural do Governo do Amapá

Ivanelson dos Santos representa o Quilombo Cinco Chagas, que atua com manejo de açaí, criação de peixe e cultivo de hortaliças.

Por Alexandra Flexa
12/11/2024 06h50

Ivanelson dos Santos, representante do Quilombo Cinco ChagasCumprindo o compromisso de regularização do território da população quilombola do estado, o Governo do Amapá fez a entrega de quatro Cadastros Ambientais Rurais Coletivos de Povos e Comunidades Tradicionais (CAR). O documento beneficia 262 famílias das localidades do Rosa, Mel da Pedreira, Curiaú e Cinco Chagas do Rio Matapi, somando 10.096 hectares de terra.

Ivanelson dos Santos é representante do Quilombo Cinco Chagas. Agora, com o documento validado, ele explica que será possível avançar com projetos como o manejo de açaí, criação de peixe e cultivo de hortaliças da região onde mora.  

"Sou muito grato pela entrega dos cadastros, a gente parabeniza o governador e toda a equipe que trabalha para que isso se torne realidade, agradeço de coração. Com esse documento, a gente tem acesso à linhas de crédito, pois estávamos só esperando para poder ir ao Rurap, com projetos prontos. Isso é fundamental para todas as pessoas que estão na ponta precisando fazer esse projeto", enfatizou Santos, emocionado.

A entrega dos cadastros ocorreu durante o 1º Encontro dos Quilombos, realizado no Quilombo do Rosa, na Zona Rural de Macapá, que debateu ações e políticas públicas de igualdade racial realizadas pelo Governo do Estado.

Governo do Estado fez a entrega de quatro Cadastros Rurais Coletivos que garantem segurança definitiva do território

A entrega do documento é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o cadastro é a garantia definitiva de segurança do território, que não só faz a regularização ambiental dos quilombos, como também possibilita o acesso a créditos bancários, financiamentos e programas federais. 

“A Secretaria de Meio Ambiente tem a honra de fazer essa entrega. Continuamos trabalhando para entregar muitos outros cadastros coletivos e individuais, para que possamos levar acesso e regularidade para toda a comunidade. Estamos fazendo o que o governador, Clécio Luís, vem nos pedindo, indo até a população, até as comunidades, até a ponta para que a gente possa, cada vez mais, ofertar os nossos serviços", destacou a secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

Uma equipe especializada da Sema percorre todo o estado fazendo o cadastro e recebendo a comunidade. O CAR é a primeira etapa da regularização ambiental, obrigatória para todos os proprietários e posseiros rurais. 

"Há muito tempo os quilombolas reivindicavam que o cadastro atendesse as formas de gestão ambiental coletiva, respeitando os direitos ancestrais e territoriais das comunidades quilombolas e extrativistas no estado do Amapá”, ressaltou o coordenador de Articulação Institucional e analista ambiental da Sema, Igor Lemos.

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural Coletivo, é voltado para quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, assentados e outras territorialidades específicas. A validação do CAR coletivo garante aos povos e comunidades tradicionais, e aos agricultores familiares, acesso a créditos bancários rurais para financiar atividades econômicas, além de outros benefícios.

Governador Clécio Luís fez a entrega de Cadastro Ambiental Rural Coletivo, beneficiando 262 famílias quilombolas

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!